ANO: 25 | Nº: 6398
18/09/2019 Cidade

Sarau Noturno retoma apresentações no final deste mês

Foto: Filipe Torres Pérez / Especial JM

Clarisse deu início às pesquisas que resultariam no projeto do Sarau em 2005
Clarisse deu início às pesquisas que resultariam no projeto do Sarau em 2005

Ao completar 11 anos, o projeto Sarau Noturno voltará a oferecer apresentações gratuitas aos bajeenses interessados em história, patrimônio e cultura. Com espetáculos mensais previstos até dezembro, o novo elenco estreia em apresentação no dia 28 de setembro, a partir das 16h, no Cemitério da Santa Casa de Caridade de Bagé.

Idealizadora do projeto e coordenadora do curso de História da Urcamp, Clarisse Ismério conta que o novo elenco participante traz acadêmicos dos cursos de História, Jornalismo, Direito e Nutrição. Os ensaios iniciaram em maio e esta será a primeira apresentação oficial.

A ideia de Clarisse é oferecer uma apresentação mensal, sempre aos sábados, para garantir que mais pessoas da cidade e região tenham acesso ao espetáculo, que se reinventa há mais de uma década. Também já estão marcadas apresentações em outubro, no dia 26; novembro, no dia 23; e dezembro, no dia 14. Além disso, o elenco também fará uma peça adaptada ao palco na 22ª edição da Feira do Livro de Bagé, promovida pelo Sesc, que acontece entre os dias 6 e 10 de novembro, no Largo do Centro Administrativo.

A historiadora ressalta que o projeto Sarau Noturno é fruto da pesquisa iniciada por ela em 2005, “História através da Arte Cemiterial”, onde realizou uma análise sistemática dos túmulos, jazigos e mausoléus do cemitério centenário.

Atualmente, o projeto é reconhecido internacionalmente e chamou a atenção em eventos do segmento, como o 18º Encuentro Iberoamericano de Cementerios Patrimoniales, em Montevidéu, no Uruguai. O projeto também já foi tema de um livro lançado pela EdiUrcamp, em 2016.

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...