MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Opinião

Um movimento pela vida

Publicada em 19/09/2019

por Diza Gonzaga
Diretora Institucional do DetranRS

Espaço democrático por excelência, o trânsito é o lugar onde deixamos nossa marca, não somente como motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas, mas também com nossos valores, desejos, preconceitos, afetos e desafetos.

A dona de casa, o empresário, o professor, a médica, o estudante, todos nos encontramos neste espaço, onde quase sempre estamos de passagem. Como não vamos estabelecer uma relação duradoura com todos aqueles que cruzam nosso caminho, é comum que essa relação fugaz não seja exatamente calorosa.

É claro que a cidade também fala. E ela está afirmando, através de avenidas largas onde se espremem ciclovias, calçadas por vezes estreitas e não raras vezes mal conservadas, que a rua é dos carros. Pedestres, ciclistas, skatistas, cadeirantes são elementos intrusos. Essa paisagem é mais uma na grande lista de urgências que precisamos enfrentar.

Mas a agressividade, os acidentes que presenciamos quase que todos os dias e que deterioram nossa qualidade de vida não podem mais esperar. Não podemos tolerar 40 mil mortes no trânsito a cada ano e milhares de feridos e sequelados, como se fossem apenas fantasmagóricas estatísticas.

Se o trânsito reflete nosso grau de civilidade como povo, não está só na mão de um governo ou de um órgão mudar essa realidade. Está em todos nós. E não é porque o outro poderia ser seu irmão, sua mãe ou seu amigo. É porque, de fato, o outro é uma mãe ou uma filha, um pai ou um amigo de alguém.

Reconhecer a humanidade no outro é um sentimento que tem nome: empatia. A palavra, que às vezes é confundida com simpatia, não deixa de trazer uma relação. Ter empatia por alguém significa colocar-se no lugar do outro, prezar a vida do outro como a nossa.

Por isso, nesta Semana Nacional do Trânsito, estamos lançando não uma campanha, mas um movimento. Esse movimento vai nos guiar nos próximos anos, mas precisamos de você para conseguirmos mudar esta difícil realidade. Queremos que esse movimento se espalhe pelo Rio Grande e atinja o coração de todos os gaúchos. Que sejamos guiados pela empatia – no trânsito e na vida.

Vamos, juntos, construir um trânsito mais fraterno e seguro!

 

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br