ANO: 25 | Nº: 6401

Viviane Becker

viviminuano@hotmail.com
Colunista social do Jornal Minuano, Viviane Becker é experiente jornalista de geral e conhecida editora do caderno de variedades Ellas.
20/09/2019 Caderno Ellas

Exposição “Narrativas Visuais"

Foto: Reprodução JM

Amelia
Amelia

 

Inaugura dia 27 de setembro, na Casa de Cultura Pedro Wayne/Secult,  a exposição Narrativas Visuais. A proposta reúne obras de nove artistas: Amélia Teresinha Pinheiro, Bernadete Nicoloso, Deli Germano, Heloísa Beckman, Jussara Casarin, Lola Rodriguez, Lúcia Gomes, Maria Inácia Deble e Norma Vasconcellos e suas conexões pessoais.

As expressões retratadas por pincéis e tintas evidenciam a inquietude dessas mulheres traduzidas na diversidade de temas impressos sobre telas.     

 

"Além de gostar, me identifico com a técnica de pintura espatulada. Tanto em composições abstratas ou florais dão um efeito interessante. São  camadas sobre camadas despretenciosas com efeitos texturais interessantes".

Jussara Casarin

"Apaixonada pelo Uruguay e tendo desse país uma forte referência familiar, me atrevi a fazer um mergulho nessa pintura, utilizando elementos visuais de artistas  icônicos como Carlos Páez Vilaró e Joaquín Torres García"

Lola Rodriguez  

 

"Flores e cores se confundem em meu sentir e fazer. Elas  mancham minhas telas e levam meus pincéis a traduzir em cor, os momentos que eu vivo. Nessa caminhada desafiadora, que é expressar sentimentos através da pintura, pinto meu caminho!"

Bernadete Nicoloso

 

"É preciso inovar. Ocupar o tempo e a mente também, modificar o olhar. Pesquisei, estudei bastante e gostei muito dos fluídos – “POURING”. A tinta acrílica deslizando e formando misturas cromáticas e os mais variados e surpreendentes efeitos"

Amélia Teresinha Pinheiro

 

 

"O fascinante exercício de olhar sempre, longamente, paisagens do sul, posições do sol, céus, efeitos da chuva ou do frio para elaborar uma visão fantasiosa de formas e cores inusitadas, sempre me magnetizou".

Norma Vasconcellos

 

"A partir de manchas aleatórias obtidas por tintas fluídas, busquei formas sugeridas e que foram então trabalhadas para que estruturassem a composição."  

Heloísa Beckman

 

"A figura humana sempre me fascinou por ser extremamente complexa e uma das coisas mais completas do universo. Gosto do desafio de trabalhar com a expressão dos lábios, dos olhos... busco colocar nas figuras os conflitos existenciais, como fantasmas que assombram infâncias..."                         
Maria Inácia Deble

 

"Não sei bem como se desenvolve os processos mentais quando, à frente das tintas e uma tela nos impulsiona o fazer. Nem sempre tem um tema específico a criar, mas as manchas nos indicam o que vai aparecer. A surpresa fica para o final do trabalho. Isso é muito bom!"

Deli Germano

 

"A abstração nos meus trabalhos  sinto  ser a  sintetização  da realidade, traduzida num gesto inconsciente e que se torna consciente depois de colocadas as cores no papel, quando começo a pensar em termos estéticos".

Lúcia Gomes

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...