MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Sesi reunirá mais de 20 profissionais para refletir sobre o futuro da educação

Publicada em 20/09/2019

Seminários e painéis com especialistas, relatos de casos, oficinas, debates, apresentações artísticas, interação, tecnologia e ciência, as mais diferentes experiências em educação vão ocupar o Centro de Eventos FIERGS, durante a segunda edição da mostra Sesi com@Ciência, que ocorre nos dias 30 de setembro e 1° de outubro, das 9h às 21h. As atividades são 100% gratuitas.
Também será uma oportunidade de conhecer 200 projetos e protótipos desenvolvidos pelos alunos dos programas de Educação do Sesi em 28 cidades gaúchas, com o envolvimento de 832 estudantes de Contraturno Escolar, Escola Sesi de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). São soluções para problemas do cotidiano da população, mas também da realidade das indústrias. Entre eles estarão "Estufa 4.0 – uma proposta de irrigação em prol de um produto orgânico" (Pelotas); "Uso de Polietileno como fonte de matéria-prima para criação de telhas sustentáveis" (Gravataí); "Braço automatizado – auxílio às pessoas com tetraparesia assimétrica" (Sapucaia do Sul) e "Concreto sustentável – a incorporação da casca de arroz, casca de soja e EPS como uma alternativa" (Sapucaia do Sul). O desenvolvimento dessas criações é possível a partir da metodologia de ensino sustentada em projetos de pesquisa ativa, buscando o desenvolvimento integral do estudante e a construção de competências e habilidades necessárias ao Mundo do Trabalho. "Cerca de 65% das crianças iniciando o ensino fundamental vão trabalhar em profissões que ainda não existem, precisamos pensar nesse contexto", destaca o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo.

Espaços
Além de todo o debate e reflexões sobre o tema, haverá espaço para viver a educação na prática, por meio de oficinas maker e metodologias ativas da educação básica, com foco em Steam – da sigla em inglês Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), baseada em projetos. Com acompanhamento de mediadores, qualquer pessoa terá a oportunidade de experimentar e compartilhar soluções, por meio de ferramentas digitais e tecnológicas, mescladas com material reciclável para construções de projetos. As oficinas são uma experiência "mão na massa" e incluem propostas como: Robótica livre com a placa GogoBoard, Arte com dobraduras, Construção de minigame, Impressão 3D, Modelagem Bifocal para educadores, Imprimindo com caneta 3D, Vibrabot (robôs dançantes) e Construção de bonecos articulados.
A arte também terá seu lugar. A união entre a música e a tecnologia será possível por meio da exploração de jogos e aplicativos. Nessa atividade, o visitante pode compor músicas de forma intuitiva, estimulando a colaboração, o trabalho coletivo e a resolução de problemas. Os visitantes ainda contarão com uma experiência literária, com acervo diversificado e atrativo, em um ambiente aconchegante e lúdico.
As histórias de jovens e adultos que tiveram suas vidas transformadas a partir do retorno aos estudos com a EJA do Sesi, poderão ser conferidas em vídeos feitos pelos próprios alunos. No Espaço Sesi, também será possível participar de oficinas como "O uso de tecnologias alternativas como forma de universalização do acesso a robótica" e "500 anos de Leonardo da Vinci: conhecendo um pouco mais". Na tarde do dia 1º, no mesmo espaço, ocorrerá o lançamento, na região Sul, do livro Robótica Educacional: experiências inovadoras na Educação Brasileira, organizado por Rodrigo Barbosa e Silva e Paulo Blikstein, que estarão presentes no evento.
Mais informações, inscrições e programação podem ser acessadas pelo link www.sesirs.org.br/evento/sesi-comciencia ou pela Central de Relacionamento 0800 51 8555.

Leia também em Estado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br