MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Eleições municipais poderão ter novas regras em 2020

Publicada em 23/09/2019

Com exceções ao limite de gastos de campanhas, novos critérios para análise de inelegibilidade e o retorno da propaganda partidária semestral, a redação que altera as regras eleitorais podem entrar em vigor no próximo pleito. Para que as mudanças aprovadas pelo Congresso tenham validade nas eleições municipais de 2020, o presidente da República, Jair Bolsonaro, do PSL, precisa sancioná-la até o dia 4 de outubro. Bolsonaro, porém, também pode vetar a redação (total ou parcialmente).
Foram suprimidos, da proposta original, os trechos que permitiriam pagar advogados e contadores com o fundo partidário; que aumentaria o prazo para a prestação de contas partidárias; que viabilizaria diversos sistemas para a prestação das contas, além do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); e um que permitiria aos partidos serem multados por erros na prestação de contas apenas em caso de dolo, quando há intenção em cometer uma fraude.
A medida vai garantir o fundo eleitoral para financiamento de campanha dos candidatos a prefeito e vereador, estabelecendo que os valores serão definidos por deputados e senadores da Comissão Mista de Orçamento (CMO). O projeto de lei do orçamento de 2020, enviado pelo Poder Executivo, já indica a destinação de R$ 2,54 bilhões para as eleições municipais. Bolsonaro recebe pressão para vetar trechos da lei, por parte de organizações que defendem a transparência. Críticos das mudanças alertam para a criação de barreiras à fiscalização da Justiça Eleitoral e da abertura de brecha para a lavagem de dinheiro.
A proposição que aguarda posição do presidente autoriza a contratação de serviços de consultoria contábil e advocatícia, de interesse partidário ou de litígio que envolva candidatos do partido, eleitos ou não. Se a lei for sancionada, os recursos também poderão ser usados por partidos políticos para pagamento de juros, multas, débitos eleitorais e demais sanções relacionadas à legislação eleitoral ou partidária, bem como para a compra ou locação de bens móveis e imóveis, construção de sedes e realização de reformas; e no pagamento pelo impulsionamento de conteúdos na internet.


Doações
Pela legislação em vigor, as doações para campanhas eleitorais são restritas às pessoas físicas. Na prática, a doação pode ser feita por recibo assinado pelo doador, limitado a 10% dos rendimentos brutos, referente ao ano anterior. É possível fazer doações por cartão de crédito ou débito. Com a alteração aprovada, foi permitido o uso de boleto bancário e débito em conta.


Participação feminina
A redação sob análise do presidente apresenta uma nova dinâmica de atividade feminina dentro de partidos políticos. Se a lei for sancionada, as siglas deverão criar institutos com personalidades jurídicas próprias, para gerir os recursos destinados exclusivamente à participação feminina. A legislação já determina que 5% do fundo partidário seja usado na promoção da participação das mulheres na política.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br