MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Plataforma promete acelerar desenvolvimento sustentável das cidades

Publicada em 24/09/2019

Em evento internacional realizado na semana passada, em São Paulo, o Projeto CITinova (uma realização do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que conta com o financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente, e gestão da ONU Meio Ambiente) lançou a plataforma que integra o sistema web do Programa Cidades Sustentáveis (PCS). Também foi lançado o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS), desenvolvido pelo Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE).
A plataforma do PCS disponibiliza informações e ferramentas para o entendimento e a implantação de um sistema de planejamento integrado. Além de metodologia e conteúdos técnicos e conceituais sobre o tema (guias, manuais, pesquisas e aplicações), vai oferecer ferramentas matemáticas (equações, funções, modelos), estatísticas e geoprocessamento (SIG) que permitam a integração de dados e informações para o desenvolvimento do planejamento integrado. O sistema disponibilizará também um Banco de Boas Práticas nacionais e internacionais e muito mais.
O OICS, iniciativa que visa mapear soluções inovadoras de sustentabilidade para desafios urbanos, consiste em uma plataforma virtual dedicada ao mapeamento e divulgação de soluções, contextualizadas ao território nacional por meio de tipologias de cidades-região. O mapeamento é orientado para seis temas: água, resíduos sólidos, mobilidade, energia, ambiente construído e soluções baseadas na natureza. Cada um desses temas está vinculado a dez soluções, concebidas como produtos, processos, governança e comunicação.
O  Projeto CITinova conta com a parceria do CGEE, do PCS, da Agência Recife de Inovação (Aries) e Porto Digital e da Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema/DF). O secretário executivo da Assudoeste Pampa Gaúcho, Cristian Becker, destaca que, considerando o protocolo de cooperação entre a Assudoeste e o Programa Cidades Sustentáveis, as prefeituras, incluindo a de Bagé, ‘terão a disposição uma plataforma completa para boas práticas e políticas inovadoras’.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br