ANO: 25 | Nº: 6383
25/09/2019 Fogo cruzado

Deputados aprovam projeto que declara Castelo de Assis Brasil patrimônio cultural

Foto: Arquivo JM

Estrutura foi construída no início do século passado
Estrutura foi construída no início do século passado
O Castelo de Pedras Altas, construído no início do século passado, pelo ex-político, diplomata e agropecuarista gaúcho Joaquim Francisco de Assis Brasil, teve sua relevância histórica e cultura reconhecida pela Assembleia Legislativa gaúcha, que aprovou, ontem, por unanimidade dos presentes, projeto de autoria do deputado Luiz Fernando Mainardi, do PT.
Segundo o parlamentar, o projeto visa a dar visibilidade a um símbolo icônico da história e da política gaúcha. “O castelo tem valor arquitetônico, mas tem maior valor cultural e histórico, porque foi ali que aconteceram fatos fundamentais da história gaúcha”, explicou.
A propriedade de Assis Brasil, que se localiza na cidade de Pedras Altas, na Campanha gaúcha, ainda se mantém como propriedade da família, mas já não está aberto a visitações públicas. “É uma pena a situação atual do Castelo”, lamenta. “O Estado precisa fazer alguma coisa para salvar essa preciosidade que temos. Queremos, com este projeto, iniciar um movimento de resgate deste verdadeiro monumento que temos no Pampa”, disse.
O texto, agora, aguarda a sanção do governador Eduardo Leite, do PSDB. Mainardi antecipa que deve sugerir um conjunto de iniciativas para a recuperação do Castelo e o aproveitamento de suas dependências como destino turístico, histórico e cultural da região da Campanha.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...