MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Deputados aprovam projeto que declara Castelo de Assis Brasil patrimônio cultural

Publicada em 25/09/2019
Deputados aprovam projeto que declara Castelo de Assis Brasil patrimônio cultural | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estrutura foi construída no início do século passado

O Castelo de Pedras Altas, construído no início do século passado, pelo ex-político, diplomata e agropecuarista gaúcho Joaquim Francisco de Assis Brasil, teve sua relevância histórica e cultura reconhecida pela Assembleia Legislativa gaúcha, que aprovou, ontem, por unanimidade dos presentes, projeto de autoria do deputado Luiz Fernando Mainardi, do PT.
Segundo o parlamentar, o projeto visa a dar visibilidade a um símbolo icônico da história e da política gaúcha. “O castelo tem valor arquitetônico, mas tem maior valor cultural e histórico, porque foi ali que aconteceram fatos fundamentais da história gaúcha”, explicou.
A propriedade de Assis Brasil, que se localiza na cidade de Pedras Altas, na Campanha gaúcha, ainda se mantém como propriedade da família, mas já não está aberto a visitações públicas. “É uma pena a situação atual do Castelo”, lamenta. “O Estado precisa fazer alguma coisa para salvar essa preciosidade que temos. Queremos, com este projeto, iniciar um movimento de resgate deste verdadeiro monumento que temos no Pampa”, disse.
O texto, agora, aguarda a sanção do governador Eduardo Leite, do PSDB. Mainardi antecipa que deve sugerir um conjunto de iniciativas para a recuperação do Castelo e o aproveitamento de suas dependências como destino turístico, histórico e cultural da região da Campanha.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br