MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Urcamp promoverá imersão em inovação na Rainha da Fronteira

Publicada em 25/09/2019
Urcamp promoverá imersão em inovação na Rainha da Fronteira | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Primeira Incubadora Social da Instituição será lançada durante evento

Durante os dias 29, 30 e 31 de outubro, o Conexão Utech-I promete propor um grande acontecimento de inovação, ao mesmo tempo em que irá reunir outros dois eventos, no mesmo espaço: a Feira das Profissões 2019 e a Mostra de Projetos Integradores. Nessa atmosfera, a Urcamp se coloca como pioneira para lançar, durante a programação, a primeira Incubadora Social da região.

Criador e criatura num mesmo ambiente, cercados de linguagens tecnológicas, onde a futuração e a inovação parecem ser o lema central do universo que está sendo projetado. E nesse contexto, a Urcamp busca se conectar com o novo ambiente proposto pelo seu ecossistema, a partir da Graduação I. O nome Conexão Utech – I é uma referência à Urcamp Tech Incubadora Social, que será lançada durante o evento de inovação e consiste num projeto para incentivar a criação de empresas, a partir de 2020.

O evento pretende trazer, para Bagé e região, um ponto de referência para discussões sobre cultura de inovação e criatividade. Para isso, uma série de atividades está sendo programada, o que envolverá acadêmicos, professores, empresários, atuais e futuros empreendedores e comunidade, de forma geral. A agenda inclui palestras, workshops, pitch de startups, cursos, enfim, uma verdadeira imersão no empreendedorismo do futuro.

A reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, está otimista com ideia de promover o desenvolvimento de pessoas e, dessa forma, incentivar o crescimento regional, um dos papéis da Instituição. "Queremos fazer com que o Conexão estimule as pessoas a criar. Vamos oferecer um ambiente que reforça isso, através de discussões, ideias, troca de experiências e cases que estão em sintonia com a realidade das empresas, dos negócios, do mercado atual", explica.

O gerente de Campus e Inovação, Leandro Rocha Soares Pires, diz que a ideia é fornecer ferramentas à comunidade para fomentar conhecimentos. "A ideia é fazer com que Bagé, através da Urcamp, esteja no radar da inovação. E, assim, faça com que a nossa região ganhe destaque no cenário estadual, com forte incentivo ao empreendedorismo, criatividade e tecnologia, dentro desse momento acelerado que vivenciamos no mundo dos negócios e das profissões do futuro", comenta.

Feira das Profissões

Que tal sentar numa bancada de telejornal e vivenciar a experiência de apresentar um programa de notícias? Ou aprender técnicas de primeiros socorros, dentro da área da saúde? É ainda possível conhecer, por exemplo, manejos de solos, pastagens, sementes. Ou mesmo técnicas de plantio. Tudo isso estará acontecendo em paralelo ao Conexão Utech – I, através de mais uma edição da Feira das Profissões da Urcamp, que é voltada para o público estudantil, com foco, principalmente, no Ensino Médio.
O evento, já consolidado na região, acontecerá nas dependências da Instituição, através da visitação dos colégios, quando o intuito será oferecer um ambiente onde os estudantes possam conhecer, a fundo, a realidade de cada profissão, do mercado de trabalho e áreas de atuação, através dos seus mais de 20 cursos. O estudante terá acesso, por exemplo, às metodologias e tendências de futuro.
Uma oportunidade para quem ainda não está decidido sobre qual carreira seguir é o que reforça a pró-reitora de Ensino, Virgínia Dreux. "Todos os cursos estão se organizando para mostrar aos visitantes o dia a dia da sala de aula e das profissões, do mercado de trabalho. Os alunos irão poder ver o que está sendo trabalhado na Graduação I, que é a prática sendo vivida em sala de aula e a inovação no Ensino Superior", destaca.

Mostra de Projetos Integradores

A Mostra de Projetos Integradores, também está dentro do Conexão Utech – I. No primeiro semestre, foram mais de 180 trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Graduação I, o modelo acadêmico inovador implantado pela Urcamp no início do ano letivo. Os 10 melhores serão apresentados durante o evento. São projetos reais direcionados às empresas e instituições que lançaram suas demandas na plataforma SOU I da Urcamp. Os alunos trabalharam na busca de soluções e mostram o resultado dos estudos.
As inscrições e a programação completa para o Conexão Utech – I Urcamp já estão abertas através do site (utechi.urcamp.edu.br) e as vagas são limitadas.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br