MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Para Conab, precipitações atrasam plantio da soja

Publicada em 26/09/2019

A edição de setembro do Boletim de Monitoramento Agrícola, publicação que traz as análises meteorológicas realizadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), revelou que as precipitações de chuva na Região Central do Brasil impossibilitaram o início do plantio da soja nos estados em que o vazio sanitário terminou.

Por outro lado, de acordo com a pesquisa, as precipitações ocorridas na maior parte da Região Sul, favoreceram o desenvolvimento do trigo. "A chuva ocorrida na região da SEALBA (Alagoas, Sergipe e Leste da Bahia) também ajudou a cultura do milho", frisa o texto. O Índice de Vegetação (IV), outro indicador monitorado no estudo, indicou boas condições para o desenvolvimento das culturas de inverno no estado do Rio Grande do Sul. "Tanto no Noroeste quanto na região Centro Ocidental, houve uma queda significativa do IV no período de 11 a 27 de julho, em decorrência das geadas que ocorreram no início do mês. Houve redução no Índice de Vegetação, o que não afetou o desenvolvimento dos cultivos de inverno. Nos períodos seguintes, o IV se recuperou, ultrapassando a média dos últimos anos, e chegando a superar a safra passada no Noroeste do estado", frisa o levantamento.

As análises ocorreram entre os dias 1º e 15 de setembro e tiveram como foco principal os cultivos de inverno. O Boletim de Monitoramento dá apoio tanto para as atividades de estimativa de safra, quanto à formação de conjunturas de mercado e gestão de estoques da Companhia. As condições atuais das lavouras são avaliadas por meio do monitoramento agrometeorológico nas principais regiões produtoras do país, em complementação aos dados de campo. O objetivo da combinação de coleta e análise de dados é gerar diagnósticos precisos da safra, para garantir a assertividade das estimativas de produção.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br