MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Farmácias de Bagé já comercializam itens de conveniência

Publicada em 02/10/2019
Farmácias de Bagé já comercializam itens de conveniência | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Chinelos, pilhas, ferramenta são alguns produtos disponibilizados

Algumas redes de farmácia de Bagé já estão comercializando produtos de conveniência, além de itens como chinelos, pilhas, brinquedos e alimentos. Essa mudança nas prateleiras das drogarias só foi possível após vitória da ação movida pelo Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (Sinprofar/RS) na Justiça Federal da 1ª Região (DF), que encerrou a restrição de produtos que podem ser comercializados em tais estabelecimentos. A decisão está em vigor desde julho deste ano.

Apesar da venda desses produtos já ocorrer em outros estados, como Santa Catarina e Paraná, no Rio Grande do Sul a medida ainda era alvo de ações da Agência Nacional de Vigilância Sanitário (Anvisa). Com a decisão da Justiça Federal da 1ª Região, em torno de duas mil farmácias associadas no Estado foram beneficiadas, podendo ser ponto de conveniência para os consumidores.

Em Bagé, o comércio destes produtos diferenciados já está em pleno funcionamento. Em uma rede que conta com seis lojas no município, itens como sorvetes, garrafas térmicas, ferramentas, chinelos e até artigos pet já estão competindo o espaço com os medicamentos. Conforme a gerente de uma das lojas, Jayne Madeira, a comercialização iniciou com brinquedos e foi sendo ampliada para outros itens. "Já contamos com produtos ortopédicos, cadeiras de roda, refrigerantes e algumas lojas comercializam, inclusive, pão", comenta. Ela ressalta que os novos itens foram bem aceitos pela população, o que aumentou as vendas. "Nos finais de semana, em que o comércio não abre, as farmácias têm opção de presente", ressalta.

Em outra rede que conta com quatro lojas em Bagé, a comercialização dos itens de conveniência é mais tímida. Segundo a gerente de uma das filiais, Aline Franklin, a loja optou pela venda de produtos diet e sucos, mas conta com cabos para celular, pilhas, guarda-chuvas e almofadas. "Um dos itens mais procurados no final de semana é a meia calça", relata.

Aline destaca que a introdução dos produtos depende do perfil de cada loja. Ela ressalta que em cidades litorâneas, onde a empresa está presente, são comercializados chinelos, além de itens de papelaria e bazar.

Segundo nota do Sinprofar/RS, para as empresas, uma das vantagens é poder ter nas prateleiras e balcões novas opções para incrementar o faturamento e atender o consumidor em pequenas necessidades corriqueiras e de conveniência. No caso de pequenas e médias empresas, haverá um ganho extra. "Como grandes redes do setor já asseguravam esse direito por meio de liminares próprias, varejistas de menor porte acabavam alijados dessa possibilidade", diz texto do Sindicato.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br