MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Subcomissão da Assembleia Legislativa vai estudar alterações na Lei Kiss

Publicada em 02/10/2019

A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Eduardo Loureiro, do PDT, deve formar uma subcomissão para debater alterações na lei 14.376, de 2013, conhecida como Lei Kiss. A medida atende a solicitações de templos religiosos e setores do agronegócio que não conseguiram se adequar às novas exigências de prevenção contra incêndio, cujo prazo se encerra em 27 de dezembro deste ano.
O tema entrou em pauta encaminhado pelos deputados Airton Lima, do PL, Zé Nunes, do PT, e Elton Weber, do PSB, tendo em vista que diversas iniciativas parlamentares tramitam na Assembleia com o propósito de alterar alguns aspectos da lei, em especial as exigências às edificações como templos religiosos, salões comunitários ou silos. Os deputados discordam de prorrogação do prazo de adequação à lei Kiss, fixado em 27 de dezembro deste ano, mas entendem que é preciso analisar as demandas, razão pela qual o deputado Airton Lima, que é vice-presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, encaminhará requerimento de formação de subcomissão para tratar desse assunto, com apoio de equipe técnica.
Na semana passada, a três meses do prazo final para que as edificações públicas e privadas se adaptem às exigências da Lei Kiss, a Comissão de Segurança e Serviços Públicos, presidida pelo deputado Jeferson Fernandes, do PT, discutiu, em audiência pública, a situação dada para a aplicação da lei, apurando que estaria em curso uma possível prorrogação da data.
A legislação foi formulada após a tragédia da boate Kiss, em Santa Maria, em janeiro de 2013, que resultou na morte de 242 jovens, criando novas exigências para a segurança, prevenção e proteção contra Incêndios nas edificações e áreas de risco de incêndio no Rio Grande do Sul. Nestes seis anos, sofreu modificações e alterações através de dois decretos, e até o final de dezembro o Corpo de Bombeiros estará dando encaminhamento aos procedimentos para regularização das edificações.
Proponente da audiência pública realizada na semana passada, o deputado Luiz Fernando Mainardi, do PT, ponderou que a preservação das vidas humanas se sobrepõe ao patrimônio e, nesse sentido, ‘não é aceitável qualquer tergiversação'. "Havendo risco tem que interditar, não importando o prejuízo econômico", ponderou. O deputado observou, ainda, que os hospitais não dispõem de recursos para as adaptações exigidas pela lei, razão pela qual buscou recursos no orçamento do Estado para este fim, sem sucesso.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br