MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

CNA apresenta resultados dos custos de produção do agro

Publicada em 05/10/2019

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou, na quarta-feira, em Brasília, os principais resultados dos levantamentos dos custos de produção de 23 diferentes atividades agropecuárias durante o quinto Seminário Nacional do Projeto Campo Futuro. Em 2019, os técnicos do Projeto realizaram 124 painéis em 22 estados e reuniram mais de 1.280 produtores, pesquisadores e representantes de sindicatos rurais, de Federações de Agricultura e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Na abertura do seminário, o presidente da CNA, João Martins, afirmou que o projeto é um dos alicerces da entidade, uma vez que as informações coletadas servem de embasamento para discutir propostas e definir políticas públicas que atendam as necessidades do produtor. "Os resultados dos levantamentos nos dão credibilidade na hora de reivindicar políticas públicas ao governo e argumentos sólidos para a definição do que precisa ser feito para melhorar a rentabilidade do produtor rural", disse Martins.

Em 2019, os dados do Projeto apontaram lucratividade média negativa de seis das 23 culturas analisadas, sendo elas tilápia com -4%, suínos com -8%, bovinocultura de leite com -11%, trigo -15%, cafeicultura -28% e aves com aves -33%. O projeto também analisou o comportamento dos custos com fertilizantes. Segundo o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, houve aumento de 23% no custo médio desse insumo, comparando o primeiro semestre de 2019 com igual período do ano anterior. "Os principais fatores que impactaram essa elevação foram as condições macroeconômicas, taxa de câmbio, e os efeitos da greve dos caminhoneiros, que influenciaram as negociações de fertilizantes", afirmou Lucchi.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br