MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Denominação do Laboratório Municipal de Análises Clínicas homenageia Breno Gasparri

Publicada em 05/10/2019
Denominação do Laboratório Municipal de Análises Clínicas homenageia Breno Gasparri | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
"É um momento muito especial para toda família", reconheceu filho do médico dermatologista

por Gabriel Munhoz
Acadêmico de Jornalismo da Urcamp

O Laboratório Municipal de Bagé, mantido pela Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa Com Deficiência, realizou, na sexta-feira, uma solenidade com o objetivo de formalizar a denominação do espaço, em homenagem ao médico dermatologista Breno Ramos Gasparri. A proposição foi apresentada em janeiro, pela vereadora Sônia Leite, do Progressistas. A Câmara de Vereadores aprovou o projeto, por unanimidade, no início de abril.
Sônia relata que o dermatologista trabalhou no laboratório, em 1970, quando se deu início aos atendimentos no município. O médico enfrentou um câncer linfático, no final da década de 1980. Visto que, na época, esse tumor, considerado raro, não tinha medicação no Brasil, o profissional buscou recursos nos Estados Unidos, onde foi paciente de um tratamento experimental que o curou. De volta ao Brasil, ele colocou em prática os conhecimentos desenvolvidos no exterior, coordenando o grupo de apoio Ajudantes Anônimos (AJA), que reúne pessoas com os mais variados tumores e seus familiares. Gasparri atuou, também, na mobilização pela implantação da Unidade de Tratamento de Câncer, sendo um dos principais defensores da implantação do tratamento por radioterapia no município. "Ele era humanitário, ele era solidário. Ele foi um médico além das suas fronteiras. Ele era dermatologista, mas foi muito além do que poderia fazer", conta Leite.
Na cerimônia, quem recebeu a honraria foi o filho do homenageado, Gustavo Gasparri, que emocionou a todos durante seu discurso de agradecimento. Ele reconheceu a importância de gravar a memória do pai na Rainha da Fronteira. "Muitos que trabalham aqui, hoje, conheciam ele ou trabalharam com ele. Então, para mim, é uma honra muito grande. É um momento muito especial para toda família e o nome do Doutor Breno vai ficar perpetuado por um longo tempo nesse laboratório", relata.
Estiveram presentes, na solenidade, o vereador Omar Ghani; a coordenadora do AJA, Dalva da Costa Borba; a coordenadora do laboratório, Cíntia Lima Ambrózio; o secretário municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil; e o prefeito Manoel Machado.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br