ANO: 26 | Nº: 6576
07/10/2019 Cidade

Curso de Agronomia da Urcamp promove Semana Acadêmica

Foto: Divulgação

Programação contou com palestras e práticas de campo
Programação contou com palestras e práticas de campo

O campo, as culturas, os plantios, manejos e produção são temas diretamente ligados à economia da região. Assuntos que fazem parte do dia a dia do curso de Agronomia da Urcamp, que se prepara para completar 50 anos de atuação. E é com o objetivo de aprofundar essas questões que o curso promoveu mais uma Semana Acadêmica. A programação contou com palestras e práticas de campo.
A abertura, realizada no CTG Gaspar Silveira Martins, contou com a palestra da ex-aluna, a agrônoma Lisiane Forsin, que levou aos estudantes e professores o tema “Cultura do Arroz Irrigado”. Logo após, foi a vez da também agrônoma Juliana Martins da Corteva falar sobre “Soja e Produtos/Safra 2019/2020”.
O agrônomo Ronaldo Cantão, graduado em 1984, pela Urcamp, foi outro convidado que prendeu a atenção dos acadêmicos. Ele apresentou os números da propriedade que administra juntamente à família e mostrou o desempenho da produção, dados econômicos, percentuais de lucratividade. Tudo integrando agricultura e pecuária. “Para mim é uma surpresa agradável ter a oportunidade de sair de uma faculdade que permanece em atividade plena e poder trazer um pouco da minha experiência para esses jovens que estão prestes a entrar no mercado de trabalho”, destacou o palestrante.
A Semana Acadêmica também abre espaço para quem está começando. Há um ano, a acadêmica de Medicina Veterinária, Maria Luísa Dóglia preside a Rural Jovem, um departamento da Associação Rural de Bagé. Ela falou sobre o perfil do jovem que integra o agronegócio. “Como acadêmica, acho importante proporcionar aos demais colegas a relação da conciliação do aprendizado curricular e extracurricular, para estarmos preparados para as atividades do setor”, revela.
A coordenadora do curso de Agronomia, Elianinha Silveira, destacou a importância de fortalecer o agronegócio na região, através da Urcamp. “Temos uma grande trajetória, por isso é fundamental que estejamos fortes nesse momento, em que nos preparando para os 50 anos da Agronomia da Urcamp”, avallia.
A Semana Acadêmica da Agronomia da Urcamp encerrou na sexta-feira, 4, com as palestras dos agrônomos Samuel Degobi, que falou sobre 'Videiras e fruticultura na região' e Marco Sanchotene, que esclareceu dúvidas sobre a produção com o uso de pivôs.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...