MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Campanha de reforço contra o sarampo tem início

Publicada em 08/10/2019
Campanha de reforço contra o sarampo tem início | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Na Rainha da Fronteira, foco será o público infantil

A fase de reforço da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo começou, ontem, em todos os postos de saúde do país. Um dos focos da ação são crianças de seis meses até menores de 5 anos, cuja a vacinação vai até 25 de outubro, com o Dia D no dia 19.
Para o segundo grupo prioritário, com faixa etária de 20 a 29 anos e que não está com a caderneta de imunização em dia, a vacinação está prevista para iniciar no dia 18 de novembro. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, a pasta garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.
Para incentivar a vacinação de crianças, o ministério disponibilizará R$ 206 milhões destinados aos municípios que cumprirem duas metas estabelecidas pelo ministério. “Para receber esse recurso adicional, os gestores terão que informar mensalmente o estoque das vacinas poliomielite, tríplice viral e pentavalente e atingir 95% de cobertura vacinal contra o sarampo em crianças de 1 a 5 anos de idade com a primeira dose da vacina tríplice viral”, detalhou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
Desde o início do ano, a pasta distribuiu 25,5 milhões de doses da vacina tríplice viral para garantir a todos os estados a vacinação de rotina, as ações de interrupção da transmissão do vírus e a dose extra chamada de dose zero a todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.

Situação regional
Em levantamento feito em setembro, após a primeira etapa da campanha, a região havia alcançado 88,31% da cobertura vacinal contra o sarampo. Esses dados foram apontados no boletim epidemiológico repassado pelo setor de Imunizações da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, que abrange as cidades de Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.
Os dados encaminhados apontaram que Bagé alcançou 83,94% do público-alvo da campanha contra o sarampo, enquanto Candiota ficou muito abaixo deste índice, com apenas 56,04%. Aceguá foi o município com o maior índice de imunização, ultrapassando a meta, com 122,86% de cobertura vacinal. Hulha Negra atingiu 85,25%.

Confirmações no Estado
Mais quatro casos de sarampo foram confirmados no Rio Grande do Sul nesta semana. No ano, já são 13 no Estado. Dentre os recentes, dois foram registrados em Cachoeirinha, ambos bebês, de 3 e 9 meses. Os outros dois foram em Gravataí, onde a doença foi diagnosticada em uma criança de 8 meses e uma adolescente de 18 anos. A origem dos casos está em investigação. Nenhum deles apresentava histórico de viagem para fora do RS. Os demais casos foram registrados em Porto Alegre (oito casos) e um em Dois Irmãos.

Foco em Bagé
A Secretaria da Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, através do Setor de Imunização, pretende imunizar 95% do público infantil. A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e as doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde.
Conforme a coordenadora municipal de Imunizações, Tatiana Miranda, esta Campanha Nacional de Vacinação é uma estratégia diferenciada para interromper a circulação do vírus do sarampo no Brasil e será realizada em duas etapas. “A vacina é segura e feita com vírus vivo atenuado. Além dessa ação de imunização, todas as pessoas serão orientadas a procurar o serviço de saúde mais próximo em eventual mal-estar ou início de sintomas, que podem incluir febre, manchas vermelhas na pele sem coceira, entre outros”, explica.
O “Dia D” Mobilização Nacional da Campanha acontece em 19 de outubro, das 8h às 17h, em todos os postos do município e na unidade móvel, que estará na Praça Silveira Martins (Coreto).

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br