MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Itens coletados em Bagé integram exposição sobre Bento Gonçalves

Publicada em 08/10/2019
Itens coletados em Bagé integram exposição sobre Bento Gonçalves | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Escrivaninha portátil do general, que o acompanhava em campanha, é um dos itens em exposição

Tetraneto de um dos maiores vultos históricos do Rio Grande do Sul, Raul Justino Ribeiro Moreira inaugurou, na semana passada, a exposição "Bento em Família", na cidade que leva o nome do general Farroupilha. Com cerca de 50 itens no acervo, a mostra conta, também, com objetos obtidos em mais de 40 anos de pesquisa em diversos municípios, inclusive em Bagé.
Moreira conta que iniciou a exposição em 2003. A ideia surgiu como forma de reafirmar a importância do general, lançando luz sobre objetos pessoais dele. Naquela época, havia grande comoção em torno da história da Revolução Farroupilha, com o lançamento da minissérie "A Casa das Sete Mulheres", exibida pela Rede Globo de Televisão. Moreira esteve reunido com a equipe de produção e prestou uma espécie de consultoria. "Como eu era conhecido por ter este acervo, e meus parentes mais velhos já haviam morrido, achei importante a família se posicionar e abri meu acervo para exposição", recorda.
A primeira vez em que os objetos vieram à público foi em Camaquã, na sede da prefeitura, ainda em 2003. Em seguida, levou a exposição até a capital para mostra na Assembleia Legislativa. De lá para cá, a exposição itinerante já passou mais algumas vezes por Porto Alegre, foi apresentada três vezes em Rio Grande, Uruguaiana, Piratini e, por último, em Bento Gonçalves.
Moreira explica como acabou sendo o guardião dos itens do general farrapo, seu tetravô: "A esposa do Bento, Caetana, foi morar com a sua filha Maria Angélica, que, por sua vez, morava junto à sua filha, minha bisavó, Palmira Antônia. Por isso meu tronco ficou mais unido, todos nas estâncias em Camaquã", conta.
O acervo em exposição inclui 50 peças, entre fotografias e objetos, obtidos em pesquisas em Pelotas, Bagé e Jaguarão, além do acervo de sua própria família, em Camaquã.
Como a mostra é itinerante, mediante solicitação a Moreira, há possibilidade do acervo ser apresentado em Bagé, onde também vivem alguns descendentes do general Bento Gonçalves.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br