MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Agência Nacional de Águas debate resolução de uso da bacia do Rio Negro

Publicada em 11/10/2019
Agência Nacional de Águas debate resolução de uso da bacia do Rio Negro | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Agência Nacional de Águas debate resolução de uso da bacia do Rio Negro

Na quarta-feira, durante a programação da 107ª Expofeira de Bagé, aconteceu o encontro entre a Agência Nacional de Águas (ANA), produtores que possuem outorga de uso dos recursos hidrográficos do Rio Negro, Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Departamento de Água, Arroios e Esgoto (Daeb) e Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa). A reunião aconteceu com o objetivo de debater a operacionalização das regras de uso conforme a resolução 1.310/2015, onde regula o uso do recurso hidrográfico baseado no acordo Brasil/Uruguai.
O titular da SDR, Cléber Carvalho, comentou a importância de discutir o assunto. "O Rio Negro transcende as nossas divisas com o Uruguai, por isso existe uma necessidade de acompanhamento para que os produtores não utilizem além daquilo que o acordo regulamenta, para que possamos manter a integridade da bacia e o cumprimento da nossa parte no acordo", avalia. Carvalho também explica que, hoje, a ANA realiza a medição em dois pontos do Rio, porém os produtores encaminharam o pedido para que os locais sejam alterados. "A ANA tem algumas réguas colocadas em alguns pontos do rio, porém há dificuldade de fazer essa medição de forma correta. Um dos motivos é que na área não se tem um sinal bom de telefonia móvel, necessário para a transmissão de dados para a agência. Desta forma, um dos encaminhamentos para a agência é que seja disponibilizado um equipamento que funcione via satélite para que esta aferição seja realizada com maior precisão", disse Carvalho.
Os dados foram apresentados pelo coordenador dos marcos regulatórios e alocação de água, Wilde Cardoso Gontijo, que se comprometeu em dar encaminhamento às solicitações e demandas pontuadas na reunião. "O objetivo da reunião foi de fazer uma avaliação do marco regulatório do Rio Negro que define como pode ser utilizado o recurso hidrográfico. A primeira premissa é garantir o cumprimento de um acordo internacional com o Uruguai, pois o rio atravessa a fronteira. A segunda, é que nós precisamos garantir que a água seja suficiente para o uso da irrigação, de forma que os produtores não tenham desabastecimento e não haja conflito entre os usuários", disse o coordenador.
De acordo com Gontijo, o objetivo é promover a gestão descentralizada. "Vamos verificar se o que foi determinado está sendo cumprido, caso não esteja, precisamos verificar o aprimoramento necessário. Por isso realizamos uma avaliação coletiva e, a partir disso, verificar as dificuldades e nos aproximar dos agricultores para promover a gestão descentralizada e participativa das águas", comenta.
Para o representante da Associação dos Agricultores da Região da Campanha (Agricampanha), Dari Raddatz Jr., a reunião foi satisfatória, pois além de sanar algumas dúvidas, aproximou a Agência dos produtores. "A avaliação é positiva, pois conseguimos ter um alinhamento quanto às determinações da Ana e as obrigações do produtor. Conseguimos nos aproximar e concluímos que estamos dentro das regras exigidas", concluiu.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br