MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Pesquisa acompanha idosos, desde 2008, para mapeamento da saúde

Publicada em 11/10/2019
Pesquisa acompanha idosos, desde 2008, para mapeamento da saúde | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Dentro da programação do Mês do Idoso, aconteceu, na quinta-feira, o seminário “Saúde do Idoso”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, 7ª Coordenadoria Regional de Saúde e UFPel. Com o objetivo de levantar debate e apresentar troca de experiências sobre a saúde do idoso nos seis municípios de abrangência da 7ª CRS.

Durante a manhã e a tarde, profissionais da área da saúde de Bagé e Aceguá apresentaram as pesquisas aplicadas nos municípios e seus respectivos resultados. Uma das pesquisas apresentadas é conduzida por Elaine Thumé no projeto “Saúde do Idoso Gaúcho – SIGa”, parceria entre o departamento de Enfermagem e Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com a Urcamp.

O projeto iniciou em 2008, quando 1.593 idosos, de Bagé, acima de 60 anos, de diferentes realidades econômicas, foram entrevistados. O número equivale a uma amostragem representativa da população idosa de Bagé.

Em 2016, a equipe de estudos retornou à cidade e localizou 732 idosos do grupo entrevistado anteriormente. A pesquisa se concentrou na situação de saúde dessas pessoas, levando em conta o ambiente social, aspectos nutricionais. “Buscamos todas as variáveis para ter ideia global tanto da saúde desses indivíduos quanto da sua relação com a sociedade”, explica Elaine.

Além disso, a equipe se debruçou sobre a causa do óbito de mais de 600 pessoas do grupo inicial para buscar dados que permitam indicar se questões sociais e estilo de vida propiciaram maior ou menor sobrevivência durante aquele período. “Fizemos opção de não repor a amostra e trabalhar apenas com os remanescentes da pesquisa iniciada em 2008”, explica.

O objetivo da pesquisa, ela explica, é justamente acompanhar as pessoas e entregar os resultados para a os gestores municipais, para que se baseiem nesses dados para planejar ações em saúde para os idosos de Bagé e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida do grupo etário.

A partir dos resultados tabulados entre 2008 e 2016, Elaine destaca uma particularidade de Bagé. “O município, em termos de prevalência de hipertensão e diabetes, está na média do País. Mas uma coisa se destaca e faz a diferença: a rede de apoio social”, frisa. Um dos pontos positivos apontados por ela é o investimento em políticas públicas no segmento, como a criação do Centro do Idoso e a rede de atenção à saúde.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br