MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Secretaria de Saúde anuncia sobra de exames de mamografia pelo SUS

Publicada em 11/10/2019
Secretaria de Saúde anuncia sobra de exames de mamografia pelo SUS | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Pasta relatou capacidade de 190 procedimentos mensais

No mês em que se celebra o Outubro Rosa, uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência anunciou, quarta-feira, que sobram exames de mamografia em Bagé.

De acordo com a coordenadora da Central de Exames da Secretaria de Saúde, Ildamar Martinez, não existe fila de espera para a realização de mamografia. "O período entre a solicitação, marcação e realização do exame fica dentro do mesmo mês. Para fazer o exame, basta procurar uma unidade básica de saúde onde um enfermeiro ou médico pode fazer a requisição", relatou.

A pasta detalhou que disponibiliza 130 para rastreamento, 30 unilateral e 30 bilaterais, totalizando 190 exames mensais. No mês de setembro, por exemplo, de acordo com levantamento da Secretaria, foram realizadas 120 mamografias de rastreamento, indicando que em Bagé sobra este exame.

O secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, ressaltou a importância do exame. "O cuidado que temos com as nossas bajeenses vai além do Outubro Rosa, tendo em vista a disponibilização de exames suficientes, inclusive sobrando para as mulheres da nossa cidade. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. Mas o cuidado com a saúde e a prevenção contra o câncer de mama deve ser durante todo ano", declarou.

Mesmo sendo uma doença que se manifesta por diversos motivos, o gestor conta que a amamentação, prática de exercícios e manutenção do peso ideal contribuem para a prevenção do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br