ANO: 25 | Nº: 6381
11/10/2019 Cidade

Secretaria de Saúde anuncia sobra de exames de mamografia pelo SUS

Foto: Antônio Rocha

Pasta relatou capacidade de 190 procedimentos mensais
Pasta relatou capacidade de 190 procedimentos mensais
No mês em que se celebra o Outubro Rosa, uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência anunciou, quarta-feira, que sobram exames de mamografia em Bagé.

De acordo com a coordenadora da Central de Exames da Secretaria de Saúde, Ildamar Martinez, não existe fila de espera para a realização de mamografia. "O período entre a solicitação, marcação e realização do exame fica dentro do mesmo mês. Para fazer o exame, basta procurar uma unidade básica de saúde onde um enfermeiro ou médico pode fazer a requisição", relatou.

A pasta detalhou que disponibiliza 130 para rastreamento, 30 unilateral e 30 bilaterais, totalizando 190 exames mensais. No mês de setembro, por exemplo, de acordo com levantamento da Secretaria, foram realizadas 120 mamografias de rastreamento, indicando que em Bagé sobra este exame.

O secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, ressaltou a importância do exame. "O cuidado que temos com as nossas bajeenses vai além do Outubro Rosa, tendo em vista a disponibilização de exames suficientes, inclusive sobrando para as mulheres da nossa cidade. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. Mas o cuidado com a saúde e a prevenção contra o câncer de mama deve ser durante todo ano", declarou.

Mesmo sendo uma doença que se manifesta por diversos motivos, o gestor conta que a amamentação, prática de exercícios e manutenção do peso ideal contribuem para a prevenção do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...