MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Centenária, Expofeira de Bagé reafirma compromisso com produção rural em período de crise

Publicada em 14/10/2019
Centenária, Expofeira de Bagé reafirma compromisso com produção rural em período de crise | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
"Este é um evento que se faz com garra, com a abnegação", destacou Rodrigo Móglia, presidente da Associação e Sindicato Rural

A 107ª Expofeira de Bagé chegou ao final, ontem, com a exposição e venda de centenas de animais e circulação de milhares de pessoas. A cerimônia de abertura, realizada na manhã de domingo, contou com a presença do presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Rodrigo Móglia, do presidente da Farsul, Gedeão Pereira, do deputado federal Afonso Hamm, do presidente da Assembleia Legislativa, Luiz Augusto Lara, e do prefeito Manoel Machado.
Rodrigo Móglia, à frente da Associação e Sindicato Rural na realização da 107ª Expofeira, destaca o caráter social do evento, além dos tradicionais julgamentos e leilões de animais, que alavancam a economia do setor. Um dos destaques da semana de atividades, segundo ele, foi a realização da reunião do Comitê da Bacia do Rio Negro, na quarta-feira, com a participação de representantes da Agência Nacional de Águas (ANA). O encontro teve como tema o debate sobre as normas de utilização da água do Rio Negro. "Este é um exemplo do serviço que a associação presta,através de seu corpo diretivo, a seus associados, produtores rurais", conta.
Outro ponto destacado por ele foi a sexta edição do projeto Expoaula, parceria da Associação com a Urcamp e Embrapa, que recepcionou cerca de 2,5 mil alunos durante três dias do evento. "Com certeza estas crianças saem diferentes de como chegaram. Através deste projeto, temos a oportunidade de mostrar o trabalho do homem do campo para que eles possam reconhecer e respeitar", destaca.
A avaliação do presidente sobre a 107ª Expofeira é positiva, mesmo antes do fechamento dos números oficiais da feira. "Este é um evento que se faz com garra, com a abnegação. A disponibilidade de homens e mulheres que acreditam no trabalho do campo, acreditam no nosso setor e acreditam no nosso país. Vivemos uma crise econômica, é verdade, mas já estamos saindo dela com trabalho sério e honestidade e com certeza teremos futuro promissor pela frente", sustentou em seu discurso.
Programa Balde Cheio sela parceria
Com o objetivo de implantar uma unidade demonstrativa do programa Balde Cheio em Bagé, a Prefeitura e Embrapa fecharam parceria na noite da sexta-feira, durante a programação da feira. O projeto tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da produção leiteira, via transferência de tecnologia de entidades públicas, privadas e produtores de leite.
A metodologia utiliza uma propriedade leiteira de cunho familiar como sala de aula prática. O encontro acontece com a finalidade de reciclar o conhecimento de todos os envolvidos e, ao mesmo tempo, apresentar essa propriedade como exemplo de desenvolvimento sustentável da atividade leiteira. Neste contexto, são desenvolvidos todos os aspectos: técnico, econômico, social e ambiental.
O programa possui 273 unidades espalhadas pelo Brasil inteiro e acontece como forma de desenvolvimento sustentável. “Essa metodologia avisa intensificar a produção de leite utilizando a forragem como um grande componente. Será desenvolvida com cuidados técnicos, sanitários e ambientais, além do bem-estar, mas sempre buscando fazer que o produtor aumente a sua produção e sua lucratividade”, explica a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e pesquisadora da Embrapa, Renata da Silva.
Estância e Cabanha Cinco Salsos leva prêmios Jersey
No julgamento de Jerseys, que aconteceu na tarde de sábado, o pódio foi ocupado por duas leiteiras premiadas. A campeã das vacas jovens, com dois anos, foi Nicaragua Gun of a Sun, da Estância e Cabanha Cinco Salsos, com 28 litros de leite. Já a campeã adulta foi Ingrid Red Baron, também da estância Cinco Salsos, com 44, 9 litros de leite. A morfologia de campeã das duas jerseys também foi reconhecida na 41ª Expofeira de São Lourenço do Sul.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br