MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Alunos de Jornalismo inauguram projeto de Cineclube na Urcamp

Publicada em 15/10/2019
Alunos de Jornalismo inauguram projeto de Cineclube na Urcamp | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Equipe conduzirá debates, aos sábados, no Salão de atos do Campus Central

por Sharon Maia e Bianca Vaz
Acadêmicas de Jornalismo da Urcamp

O curso de Jornalismo da Urcamp dará início, no próximo sábado, ao projeto CineClube UrcampDocumenta. A atividade de cineclubismo é aquela que oferece ao público sessões de cinema com debate e análise das obras. A primeira edição apresentará o filme documentário Tropicália, de Marcelo Machado, no dia 19 de outubro, das 14h às 17h, no Salão de Atos da Urcamp. O encontro terá como debatedores a professora de música da Unipampa, Luana Zambiazzi dos Santos, e o ator e ex-secretário de cultura de Bagé, Sapiran Brito, com a mediação dos acadêmicos Augustho Soares e Murilo Alves.
O Cineclube é uma iniciativa do coordenador do curso, jornalista Glauber Pereira, para integrar os projetos de ensino/extensão que levam benefícios à comunidade aos componentes curriculares das aulas. "Nesse caso, o projeto beneficia a formação de público novo, preparando as pessoas não apenas para serem consumidores entretidos, mas para entender e discutir o tema dos filmes, para opinar e decidir a partir de conteúdos de audiovisuais", informa. Integrando a cadeira de Laboratório em Cinema, o trabalho se baseia em exibir gratuitamente filmes com propostas inovadoras, oferecidos a estudantes, professores e simpatizantes de cinema de toda a comunidade.

Exibição Comentada
O trabalho prevê quatro exibições até o mês de dezembro. As atividades são desenvolvidas por grupos de acadêmicos do oitavo semestre, que indicam a obra e o nome dos debatedores. Para cada encontro haverá dois convidados, que vão auxiliar o público a partir de questionamentos na busca de um espaço de reflexão sobre o tema, o contexto histórico, a linguagem e as mensagens contidas no filme. O acadêmico Augustho Soares avalia que as pessoas são habituadas a ver filmes, mas não a refletir sobre eles. "A ideia é criar um tipo de pensamento, uma ideia de criticar o que é esse filme, o que esse filme realmente quis mostrar e se ele conseguiu mostrar isso", declara.

Cineclube UrcampDocumenta
O projeto de cineclube é integrado ao projeto Cinejornal Urcamp Documenta, que há cinco anos promove a divulgação diária do Festival Internacional de Cinema da Fronteira correspondendo aos conteúdos do componente curricular de cinema e telejornalismo. Como resultado de cada experiência, os estudantes relatarão os debates em textos analíticos e críticos, visando publicar, até o final do ano, a primeira revista do projeto Cineclube UrcampDocumenta.
O objetivo do Cineclube é levar mais público para as salas de cinema. "A cereja desse bolo é o fato de proporcionar a mudança do comportamento desse público. De simples consumidor de conteúdo a um produtor de conteúdo", conclui Pereira.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br