MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Assembleia Legislativa pode votar proibição de fogos com ruído

Publicada em 15/10/2019

A Assembleia Legislativa pode votar, hoje, a proibição de fogos de artifício com ruído no Rio Grande do Sul. Duas propostas que tratam sobre o tema tramitam em plenário. A definição da pauta, porém, depende de deliberação do colégio de líderes.
Apresentado pela deputada estadual Luciana Genro, do PSOL, um dos projetos, que tramita em caráter conclusivo, proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no Rio Grande do Sul. A medida prevê multa de R$ 2 mil a R$ 10 mil a quem infringir a determinação. “O barulho de fogos destes artefatos causa muitos transtornos a pessoas portadoras de autismo, a crianças, idosos e também aos animais. Os espetáculos de luzes são lindos e devem seguir existindo, mas com fogos de artifício silenciosos, sem o ruído que tantos prejuízos causa”, avalia a deputada.
Algumas cidades do Rio Grande do Sul já possuem lei municipal proibindo fogos com ruído, como Bagé, Santa Maria e Pelotas. “A intenção é estender essa proibição a todo o Estado, contribuindo para o bem estar das pessoas com autismo, das crianças, dos idosos e dos animais”, afirma Luciana.
Já a proposta apresentada pelo deputado Gabriel Souza, do MDB, determina que a compra e a venda de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos no Rio Grande do Sul sejam realizadas exclusivamente por pessoas jurídicas devidamente registradas no cadastro de contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) estadual.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br