MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Diretor da Ouro Negro Energia cobra posicionamento do governo sobre proposta de criação de leilões estruturantes

Publicada em 15/10/2019
Diretor da Ouro Negro Energia cobra posicionamento do governo sobre proposta de criação de leilões estruturantes | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Avaliação é que ação permitiria uma concorrência maior aos complexos térmicos a carvão

Em defesa às usinas termelétricas, a Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM) defende a proposta de criação de um leilão estruturante para a energia movida à carvão. No Rio Grande do Sul, a medida é defendida de forma enfática por Sílvio Marques, presidente da Ouro Negro Energia. De acordo com ele, a implantação do leilão estruturante permitiria uma concorrência maior aos complexos térmicos a carvão.
O empresário, que negocia a instalação de um complexo termoelétrico em Pedras Altas, pondera que as térmicas disputam com outras fontes, como eólica, hídrica e solar, em condições desfavoráveis. "Por isso o custo das térmicas é muito superior, de modo que as renováveis vendem a sua energia por valor menor que as térmicas", aponta.
Segundo ele, investidores do ramo térmico, temerosos, não arriscam investir, já que nem sempre a Taxa de Retorno do Capital Investido é minimamente razoável. De qualquer forma, a empresa já está cadastrada para o leilão de energia A-6, que acontece na sexta-feira, 18.
Por outro lado, Marques aponta que as fontes alternativas não garantem o suprimento de energia elétrica para o parque industrial existente e atribui a esse agravante a bandeira vermelha e custo elevado da energia para o consumidor é essa.
Para ele, a alternativa para equacionar o impasse é "muito investimento em renováveis e permitir que as térmicas de base sejam implantadas e sejam acionadas nos momentos em que os ventos, a água e o sol não garantam o suprimento. Por isso a defesa de um Leilão Estruturante para as térmicas. Com isso ganha o Sistema Nacional e ganha a sociedade brasileira", explica.
Marques diz acreditar que o programa Estruturante garantirá a sobrevivência das regiões mineiras, como Candiota, que, segundo ele, pode sofrer com o enfraquecimento das térmicas e consequente declínio econômico.
O empresário busca uma movimentação das lideranças regionais a fim de pressionar o governo gaúcho a se posicionar em defesa da região mineira de Candiota, fortalecendo, assim, a defesa do Programa Estruturante junto ao Governo Federal. Contudo, até o momento, "não se ouve uma palavra de apoio do Executivo Gaúcho", finaliza.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br