MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Ministério Público do Trabalho e governo do Estado firmam termo de cooperação

Publicada em 15/10/2019

O governo gaúcho e o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) assinaram termo de cooperação com objetivo de proteger e preservar a saúde da população de trabalhadores. O acordo garantirá a articulação e o estreitamento do relacionamento institucional das atividades desenvolvidas pela Secretaria Estadual da Saúde e pelo MPT-RS, com objetivo de identificar, reconhecer e intervir no ambiente e processos do trabalho que apresente risco à saúde dos trabalhadores.
As partes colaborarão entre si no fornecimento e intercâmbio de informações, documentos, estudos e trabalhos técnicos relacionados ao tema saúde do trabalhador. Haverá cooperação técnica e científica, por meio do desenvolvimento conjunto de estudos e pesquisas, podendo-se incluir a organização de grupos de trabalho para o aprimoramento, bem como a participação recíproca em seminários, palestras, capacitações e outros eventos, além de outros processos em comum.
O termo prevê objetivos específicos (respeitadas as atribuições legais dos órgãos) e formaliza o envio e o intercâmbio de informações e documentos, detalhando a cooperação técnica e científica. As partes se obrigam a resguardar sigilo legal das informações e manter a confidencialidade dos estudos técnicos encaminhados por uma parte à outra, sempre que expressamente requerido. O acordo indica atribuições da secretaria e do MPT-RS. Da colaboração, não resultará acréscimo ou criação de despesa, nem ônus de remuneração ou cobranças eventuais aos partícipes.
O termo de cooperação, que também prevê o desenvolvimento e o aprimoramento de técnicas e atividades laborais, com objetivo de prevenir, no meio urbano e rural, acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, entrou em vigor em 1º de outubro, e terá duração inicial de 24 meses, podendo ser prorrogado até o prazo de 60 meses. O documento foi assinado em setembro pelo então procurador-chefe, Victor Hugo Laitano, e pela secretária da Saúde, Arita Gilda Hübner Bergamnn.
O coordenador da Divisão de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho do MPT-RS, procurador Rogério Uzun Fleischmann, afirma que "o MPT e a secretaria sabem muito bem que somente é possível melhorar as condições de saúde da população trabalhadora analisando tecnicamente as situações reais e propondo soluções factíveis. É um grande desafio, que deve ser enfrentado de maneira coordenada, em cooperação, daí a razão de se comemorar imensamente a assinatura deste termo."

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br