MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Família de Joca Tavares realiza doação de documentos históricos

Publicada em 16/10/2019
Família de Joca Tavares realiza doação de documentos históricos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Carta de Gumercindo Saraiva é um dos exemplares do acervo doado

Aos gaúchos, a Revolução Farroupilha e a Revolução Federalista são fontes inesgotáveis de curiosidade. O interesse pelas duas maiores revoltas civis do Estado atravessa séculos e gerações. E para os aficionados por estas histórias, o Arquivo Público Municipal Tarcísio Antônio da Costa Taborda disponibiliza um acervo que será enriquecido com uma doação que será realizada na quinta-feira, às 10h30, feita por uma descendente de dois dos grandes comandantes da história gaúcha.

Volumes de documentos que pertenceram a Joca Tavares foram guardados pela família por mais de um século. Agora, a descendente do comandante, Yara Maria Botelho Vieira, entregará a documentação para ser mantida no Arquivo Público e dar acesso à documentação para a população de Bagé.

Diretor do Arquivo, Cláudio Lemieszek explica que a doação é composta por mais de mil itens, entre cartas, mapas, telegramas tanto de Joca Tavares quanto do pai, João da Silva Tavares, o Visconde de Cerro Alegre. Enquanto o filho se destacou na Revolução Federalista, em 1893, o Visconde foi um dos comandantes que tomou partido dos imperiais durante a Revolução Farroupilha.

Lemieszek conta que, entre os itens, merecem destaques algumas cartas escritas a próprio punho por personagens que marcaram seus nomes na história do Estado e do País como Silveira Martins, Gumercindo e Aparício Saraiva, Saldanha da Gama e o presidente Prudente de Morais, entre outros. “O material abrange duas revoluções e traz um material de importância incomparável, com conversas e explicações sobre estratégias de guerra e toda trama política da época”, destaca Lemieszek.

O diretor frisa, ainda, que o material tornará o Arquivo uma referência em termos de pesquisa sobre estes momentos históricos envolvendo Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. “São materiais de fontes primárias que vão enriquecer muito o acervo que já tínhamos. Esta doação, por seu volume e importância do material contido, é incomparável”, sustenta. Ele faz questão de ressaltar que o material, mantido há mais de 120 anos pela família, já está em processo de catalogação e será mantido e preservado, mas abrindo acesso aos interessados em consultá-lo.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br