ANO: 25 | Nº: 6439

Viviane Becker

viviminuano@hotmail.com
Colunista social do Jornal Minuano, Viviane Becker é experiente jornalista de geral e conhecida editora do caderno de variedades Ellas.
18/10/2019 Caderno Ellas

Mangas com volume ou Puff Sleeves

Foto: Reprodução JM

por Janine Pinto
Estilista/colaboradora

 

O nome já é autoexplicativo, mas se restava alguma dúvida sobre a tendência já se dissipou, pois ela vai ser, sim, uma febre no verão. As peças com mangas bufantes sempre têm sua modelagem com tecido de sobra, principalmente na parte de cima, e viraram febre desde o último verão do hemisfério Norte.

As mangas chamativas fazem referência ao estilo marcante dos anos 1980, mas retornaram com uma releitura com pitada de modernidade, deixando um visual mais descolado do que era antigamente. Se antes as mangas eram absurdamente exageradas, agora, elas trazem o romantismo necessário em modelagens ligeiramente mais discretas e comprimentos cropped, perfeito para combinar com tudo.

Sabemos que a moda atual bebe em fontes passadas, adaptação de algo que já foi usado, no caso da trend em questão. Nos séculos XVI e XVII existiu uma versão muito mais exuberante desse shape de manga (às vezes traziam até armações e barbatanas).

Ressurgiram e reconquistaram o coração da mulherada em um tempo dominado pelos Millennials, é preciso olhar alguns desfiles recentes. É difícil creditar um só estilista específico, mas alguns conseguem estabelecer um marco, como é o caso de Christian Siriano e Stella McCartney. Siriano já havia trazido mangas mais exageradas em sua coleção de outono 2017, mas foi no desfile da primavera 2018 que o shape dominou.A partir daí houve uma pulverização massiva das mangas bufantes em coleções de inúmeras marcas e e-commerces mundo afora, espalhando a febre e elevando-a ao plano dos cliques de street style.Neste verão chegaram ao nosso hemisfério com força total, basta ver as novelas, as influenciadoras de moda para ter certeza deste revival!

Dicas

*Pessoas com o tipo de corpo ampulheta podem usar sem medo, desde que sigam a regra eterna de sempre marcar a cintura, para que as proporções de quadril e ombro fiquem evidentes sem esconder a parte mais estreita do corpo, responsável por definir o formato “violão”.

*Teoricamente, quem deveria evitar as mangas muito exageradas são as pessoas com corpo em formato triângulo invertido, isso porque elas já carregam bastante volume na porção superior do corpo (ombros e peito mais largos que quadril) e adicionar mais volume nessa região enfatizaria ainda mais o quadril estreito.

*De forma geral, a receita para looks legais com manga bufante é sempre equilibrar a produção evitando peças volumosas na parte de baixo.

*Saias lápis, calças e shorts sequinhos são sempre opções certeiras para combinar com mangas mais volumosas, podem apostar!

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...