MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Projeto CineClube UrcampDocumenta debate o filme Tropicália

Publicada em 21/10/2019
Projeto CineClube UrcampDocumenta debate o filme Tropicália | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Evento tem o objetivo de interpretar e entender as obras criando um novo público

O curso de Jornalismo da Urcamp iniciou, no sábado, o projeto CineClube UrcampDocumenta. Na primeira edição, foi apresentado o documentário Tropicália, de Marcelo Machado. A sessão contou com a professora de música da Unipampa, Luana Zambiazzi dos Santos, e o ator e ex-secretário municipal de cultura de Bagé, Sapiran Brito, como debatedores. A mediação foi feita pelos acadêmicos Augustho Soares e Murilo Alves, sob supervisão do coordenador do curso, Glauber Pereira.

O Cineclube foi uma proposta de Pereira, para integrar os projetos de ensino/extensão, que levam benefícios à comunidade, aos componentes curriculares das aulas. Segundo o coordenador, a intenção do projeto é debater os filmes. “É preciso interpretar e entender as obras e quando se faz isso se cria um público novo”, disse.
De acordo com o acadêmico do oitavo semestre e um dos responsáveis pela mediação, Augusto Soares, o Tropicália, assim como a maioria dos outros escolhidos, foi entregue à Urcamp recentemente, pela Ancine, em uma coleção de produções nacionais.
Segundo Soares, o filme aborda o movimento que nasceu na década de 1960 e tem impacto na cultura nacional até hoje. “A Tropicália teve influência, inclusive, nas obras do bajeense Glauco Rodrigues, que se inspirou na estética tropicalista para a concepção de suas obras”, destaca.
O acadêmico avalia que o resultado do projeto foi bem satisfatório. “Conseguimos ver que houve uma sinergia entre os debatedores, que se empenharam em mostrar seus pontos de vista e tornar o evento em uma conversa agradável de ser ouvida”, avalia.


Debates
Luana salientou que o tropicalismo representou o movimento de transformação e uma forma de fixar uma identidade. Já Brito reforçou que a renovação da Música Popular Brasileira acaba sendo salva pelos jovens, salientando que o Brasil peca um pouco pela falta de politização.


Exibições
Durante o Cineclube, serão exibidos quatro filmes nacionais: “Tropicália”, “Hoje eu quero voltar sozinho”, “Barravento” e “O Palhaço”. As atividades, realizada aos sábados no Salão de Atos da Urcamp, são desenvolvidas por grupos de acadêmicos do oitavo semestre, que indicam a obra e o nome dos debatedores. Para cada encontro haverá dois convidados, que vão auxiliar o público a partir de questionamentos na busca de um espaço de reflexão sobre o tema, contexto histórico, linguagem e mensagens.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br