MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Reunião deve tratar sobre linhas de financiamento para termelétricas a carvão

Publicada em 23/10/2019
Reunião deve tratar sobre linhas de financiamento para termelétricas a carvão | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Pampa Sul foi a última usina contratada em leilões de energia

No dia 30 de outubro deve acontecer uma reunião com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Reive Barros, para tratar sobre o programa de modernização e linhas de financiamento para as termelétricas. O governo federal está em tratativas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que volte a financiar as térmicas.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan, a modernização dos parques existentes atende a uma demanda do setor carbonífero dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ele explica que, desde 2014, a demanda vem sendo pleiteada, inclusive houve uma Lei aprovada no Congresso - vetada pelo então presidente Michel Temer. O governo está estudando o lançamento de um programa de modernização e a reunião irá tratar sobre o tema”, relatou.

No último leilão A-6, que aconteceu no dia 18 de outubro, semana passada, nenhuma térmica a carvão foi contratada. A Ouro Negro Energia, que tem um projeto para construção de uma usina em Pedras Altas, era uma das inscritas no certame.

Zancan salienta que o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, assinalou a possibilidade de visitar a Pampa Sul, em Seival, município de Candiota, última térmica contratada, em 2014, e que está no início da operação comercial.

Atualmente, o carvão mineral é apontado como um dos principais causadores das mudanças climáticas em nível global, o que tem feito com que algumas as empresas e investidores diminuam os seus investimentos nesta fonte. A ideia, com o programa, é buscar a melhor tecnologia para o uso do carvão no Brasil, combinando maior eficiência e menor emissão de gases poluentes.

 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br