MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Curso de Enfermagem da Urcamp promove evento alusivo ao Outubro Rosa

Publicada em 25/10/2019
Curso de Enfermagem da Urcamp promove evento alusivo ao Outubro Rosa | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Acadêmicos do sexto semestre idealizaram a atividade

por Mariana Muza, Verônica Barboza e Lucas Zacouteguy
Acadêmicos de Jornalismo da Urcamp

 

Os acadêmicos do 6° semestre do curso de Enfermagem da Urcamp promoveram, na quarta-feira, no salão de Atos, o evento "Outubro rosa: essa luta é nossa!" que abordou a prevenção do câncer de mama e os métodos para o tratamento da doença. Na ocasião, duas enfermeiras palestraram para alunos das graduações da área da saúde da Instituição de Ensino.

A primeira delas foi a enfermeira da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, Milena Moreira. Ela falou sobre a importância do trabalho da gestão em saúde para a promoção e prevenção do câncer de mama. Além disso, trouxe dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e a incidência da doença na região. Segundo a profissional, tem aumentado o número de casos entre mulheres a partir dos 18 anos. "O diagnóstico precoce está relacionado com hábitos de vida, estresse, sedentarismo, uso de cigarro, uso de anticoncepcional, alimentação inadequada entre outros hábitos que podem ser trabalhados com essas pessoas", completa. Ela ressaltou que diversas mulheres não desenvolveram o costume de fazer o autoexame e a mamografia alegando ser muito dolorido. Contudo, a enfermeira explicou que existem outros métodos de diagnóstico, como ecografia mamária, tomografia computadorizada e ressonância magnética das mamas.

A segunda palestrante, enfermeira do Centro Integrado de Oncologia (Cion), Luciana Corrêa, apresentou dados sobre a origem da campanha do Outubro Rosa e do número de casos no município, bem com a forma de executar o autoexame. Segundo ela, de janeiro a outubro foram registrados 65 casos em tratamento e 49 mulheres realizaram procedimentos cirúrgicos na Santa Casa de Caridade de Bagé.

A proposta da atividade partiu de uma demanda da disciplina de Processos Educativos, coordenada pelo professor Cristiano Pinto dos Santos. Para a aluna do sexto semestre de Enfermagem, Fernanda Noble, o evento é importante para trazer conhecimento a respeito da doença. "Saber dessas informações, além de ajudar na vida profissional, serve para conscientizar os familiares também. A abordagem da prevenção conseguiu trazer uma noção geral para agregar na profissão e para a comunidade", avalia.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br