MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Secretaria de Saúde realiza dia D da campanha Outubro Rosa

Publicada em 26/10/2019
Secretaria de Saúde realiza dia D da campanha Outubro Rosa | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ações foram direcionadas à saúde da mulher

A manhã de sexta-feira foi movimentada, na Praça Silveira Martins, com ações disponibilizadas pela Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, alusivas ao Dia D da Campanha Outubro Rosa (movimento internacional de luta contra o câncer de mama). Com atividades realizadas durante o mês, a campanha encerrou com ações voltadas à saúde da mulher, verificação de pressão e glicose, testes rápidos de sífilis e HIV, vacinação, orientações e uma unidade móvel (com atendimento e exame físico das mamas e disponibilização de mamografia para as mulheres que estejam na faixa etária conforme orientações do Instituto Nacional do Câncer-Inca).

Foram distribuídos materiais sobre a prevenção da doença, kits com preservativos e informativos do Serviço de Atenção Integral à Sexualidade (Sais), além de escovas de dente e repelentes. Segundo a coordenadora de Atenção Básica do município, Anelise Lins, a atividade envolveu mais de 50 servidores e contou com a parceria do curso de Enfermagem da Urcamp, que disponibilizou estagiários para verificação de pressão e realização de exames de glicose.

O secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, ressalta que, mesmo com o encerramento da campanha, a prevenção não para durante todo o ano. Ele destaca que todos os meses são importantes no que se refere à orientação e prevenção ao câncer de mama. “São ações que mostram para a comunidade o quanto a saúde está inserida e, ao mesmo tempo, festeja o final de um mês maravilhoso”, disse.

Kalil enfatizou que os indicadores mostram que Bagé tem, hoje, qualidade dos exames de mamografia. Além disso, o município não tem fila de espera, mostrando que a população está provida dos exames. Ele lembra que, nas primeiras campanhas, foram realizados mais de 800 atendimentos e, agora, através das parcerias com instituições, disponibilização do Estado e município, a demanda foi atendida. “Unimos as quatro esferas onde o paciente é atendido e o mais importante é que são encaminhados para o serviço tanto para a parte do câncer como para o serviço ambulatorial”, enfatiza.

A Secretaria de Saúde também está arrecadando lenços para serem doados às mulheres em tratamento do câncer na Unidade de Oncologia e Alta Complexidade (Unacon).

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br