ANO: 26 | Nº: 6491
26/10/2019 Cidade

Secretaria de Saúde realiza dia D da campanha Outubro Rosa

Foto: Tiago Rolim de Moura

Ações foram direcionadas à saúde da mulher
Ações foram direcionadas à saúde da mulher

A manhã de sexta-feira foi movimentada, na Praça Silveira Martins, com ações disponibilizadas pela Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, alusivas ao Dia D da Campanha Outubro Rosa (movimento internacional de luta contra o câncer de mama). Com atividades realizadas durante o mês, a campanha encerrou com ações voltadas à saúde da mulher, verificação de pressão e glicose, testes rápidos de sífilis e HIV, vacinação, orientações e uma unidade móvel (com atendimento e exame físico das mamas e disponibilização de mamografia para as mulheres que estejam na faixa etária conforme orientações do Instituto Nacional do Câncer-Inca).

Foram distribuídos materiais sobre a prevenção da doença, kits com preservativos e informativos do Serviço de Atenção Integral à Sexualidade (Sais), além de escovas de dente e repelentes. Segundo a coordenadora de Atenção Básica do município, Anelise Lins, a atividade envolveu mais de 50 servidores e contou com a parceria do curso de Enfermagem da Urcamp, que disponibilizou estagiários para verificação de pressão e realização de exames de glicose.

O secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, ressalta que, mesmo com o encerramento da campanha, a prevenção não para durante todo o ano. Ele destaca que todos os meses são importantes no que se refere à orientação e prevenção ao câncer de mama. “São ações que mostram para a comunidade o quanto a saúde está inserida e, ao mesmo tempo, festeja o final de um mês maravilhoso”, disse.

Kalil enfatizou que os indicadores mostram que Bagé tem, hoje, qualidade dos exames de mamografia. Além disso, o município não tem fila de espera, mostrando que a população está provida dos exames. Ele lembra que, nas primeiras campanhas, foram realizados mais de 800 atendimentos e, agora, através das parcerias com instituições, disponibilização do Estado e município, a demanda foi atendida. “Unimos as quatro esferas onde o paciente é atendido e o mais importante é que são encaminhados para o serviço tanto para a parte do câncer como para o serviço ambulatorial”, enfatiza.

A Secretaria de Saúde também está arrecadando lenços para serem doados às mulheres em tratamento do câncer na Unidade de Oncologia e Alta Complexidade (Unacon).

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...