MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Seminário em Aceguá debate a produção de ovinos

Publicada em 26/10/2019

Na quinta-feira, aconteceu o 1º Seminário de Ovinocultura de Aceguá. O evento aconteceu no Centro Cultural de Tradições Gaúchas. Ao todo, cerca de 100 pessoas, entre produtores rurais, técnicos das Ciências Agrárias, professores e estudantes dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Urcamp, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Campus Bagé, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, representares políticos da região compareceram à atividade.
Em um primeiro momento, o agropecuarista bajeense Cláudio Pereira ministrou uma palestra com o tema "Por que ser um criador de ovinos?", quando abordou o tema manejo e apresentou dados econômicos resultantes de uma gestão racional e controlada, comprovando a alta rentabilidade da ovinocultura comparada com outras atividades no meio rural.
Em seguida, o presidente da Cooperativa Mauá de Jaguarão, Edison Yunes Ferreira, fez um histórico da cadeia da lã na região e no país, e trouxe uma proposta de retomada do trabalho com a produção de lã buscando qualidade e quantidade, mas primando pelo associativismo e organização dos ovinocultores como meta.
Para finalizar, a design de modas e arte Helena Brignol Uberti apresentou a tradição do trabalho com lã até a modernidade com novas propostas de agregação de valor e renda, encadeando um trabalho com artesãs do município juntamente com a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Luana Lucas Alves.
A reunião, segundo a Emater, abriu caminho para uma série de trabalhos que deverão ser desenvolvidos no interior do município, com os grupos de produtores, apontando que a ovinocultura é uma atividade rentável e que o manejo adequado, dedicação e empenho, são caminhos seguros para se alcançar maior lucratividade nas propriedades rurais.
A chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Aceguá, Roberta Medina, ressaltou a importância do evento como divulgação de informações técnicas, além de promover uma maior união entre os produtores da cadeia da ovinocultura em torno de objetivos comuns, como o acesso aos mercados de forma mais organizada e alçando melhores preços para o produto carne e lã. "Muitos trabalhos terão continuidade e serão aprimorados, conforme as novas demandas dos produtores", antecipou.
O Seminário foi promovido pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) e Embrapa Pecuária Sul, com apoio do Banrisul, Sicredi, Wavet, Biogénesis Bagó e Mercado Super Mac.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br