ANO: 25 | Nº: 6398
28/10/2019 Segurança

Morre o músico bajeense Xico Esvael

Foto: Divulgação

Profissional residia na Paraíba
Profissional residia na Paraíba
Morreu, na madrugada de sábado, em João Pessoa, na Paraíba, o músico bajeense Xico Esvael, de 67 anos, membro da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. Conforme publicado no Em Pauta Bagé, pelo jornalista Emanuel Müller, Esvael morava há alguns anos na Paraíba. Educador, com formação teológica, compositor e poeta, integrou uma geração de artistas cristãos que trouxeram uma nova roupagem a música litúrgica no Brasil, com a inserção de diversos ritmos brasileiros.
Ainda segundo Müller, Esvael teve sua iniciação musical dentro da própria residência, visto que seu avô tocava violão, bandolin e cavaquinho. E seus tios, sax, clarinete, órgão e violão. Conforme o jornalista, o primeiro instrumento de Esvael foi o órgão da igreja. Posteriormente, encantou-se pelo violão, tendo aprendido os primeiros acordes com o padrinho Lucas. Ele formou sua primeira banda em São Paulo, junto de amigos, intitulada "Os Rebeldes".
Ao longo da carreira, venceu alguns festivais de música em Bagé, Belo Horizonte e São Paulo. Ele também estudou nos conservatórios Kollischer (Montevidéo) e Brookling (São Paulo). Algumas de suas composições estão editadas em espanhol, inglês e japonês. "Suas músicas abrangem ritmos e temas variados. Enquanto intérprete, vai do erudito ao popular, cantando canções folclóricas, regionais, mpb e internacionais (espanhol, inglês, italiano, francês) e indígenas (guarani, quechua, aymara). Tem músicas editadas em 33 Lps e CDs, pela Paulus Música", destacou Müller.
Seu último CD, "Barro de Liga", foi lançado em 2009, com temas que abrangeram economia, vocações, ecologia, profecia, natal e missão. Recentemente, Esvael fez um transplante de fígado, porém, houve rejeição. Segundo Müller, ele era o ficha um no Brasil para receber outro fígado, mas, infelizmente, não chegou a tempo. Esvael foi cremado em Cadebelo, na Paraíba.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...