MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Morre o músico bajeense Xico Esvael

Publicada em 28/10/2019
Morre o músico bajeense Xico Esvael | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Profissional residia na Paraíba

Morreu, na madrugada de sábado, em João Pessoa, na Paraíba, o músico bajeense Xico Esvael, de 67 anos, membro da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. Conforme publicado no Em Pauta Bagé, pelo jornalista Emanuel Müller, Esvael morava há alguns anos na Paraíba. Educador, com formação teológica, compositor e poeta, integrou uma geração de artistas cristãos que trouxeram uma nova roupagem a música litúrgica no Brasil, com a inserção de diversos ritmos brasileiros.
Ainda segundo Müller, Esvael teve sua iniciação musical dentro da própria residência, visto que seu avô tocava violão, bandolin e cavaquinho. E seus tios, sax, clarinete, órgão e violão. Conforme o jornalista, o primeiro instrumento de Esvael foi o órgão da igreja. Posteriormente, encantou-se pelo violão, tendo aprendido os primeiros acordes com o padrinho Lucas. Ele formou sua primeira banda em São Paulo, junto de amigos, intitulada "Os Rebeldes".
Ao longo da carreira, venceu alguns festivais de música em Bagé, Belo Horizonte e São Paulo. Ele também estudou nos conservatórios Kollischer (Montevidéo) e Brookling (São Paulo). Algumas de suas composições estão editadas em espanhol, inglês e japonês. "Suas músicas abrangem ritmos e temas variados. Enquanto intérprete, vai do erudito ao popular, cantando canções folclóricas, regionais, mpb e internacionais (espanhol, inglês, italiano, francês) e indígenas (guarani, quechua, aymara). Tem músicas editadas em 33 Lps e CDs, pela Paulus Música", destacou Müller.
Seu último CD, "Barro de Liga", foi lançado em 2009, com temas que abrangeram economia, vocações, ecologia, profecia, natal e missão. Recentemente, Esvael fez um transplante de fígado, porém, houve rejeição. Segundo Müller, ele era o ficha um no Brasil para receber outro fígado, mas, infelizmente, não chegou a tempo. Esvael foi cremado em Cadebelo, na Paraíba.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br