MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Primeira ETA de Hulha Negra recebe licença da Fepam

Publicada em 29/10/2019
Primeira ETA de Hulha Negra recebe licença da Fepam | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Reunião com representantes da Pampa Sul e Prefeitura tratou sobre os próximos passos para implantação da Estação e adutora

O problema histórico de abastecimento de água em Hulha Negra começará a ser resolvido com a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), a primeira no município e que deve ser construída na Trigolândia, cerca de três quilômetros da sede do município, e de uma rede adutora de água que ligará o reservatório de água da UTE Pampa Sul e a ETA de Hulha Negra e permitirá a captação de água para o município na barragem da Usina.
A Prefeitura recebeu da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) a Licença Prévia de instalação que permite a realização da obra. A iniciativa, viabilizada por meio de um convênio com a UTE Pampa Sul, prevê que a ETA, localizada próxima ao Clube Concórdia, tenha capacidade de tratamento de 20 metros cúbicos (m³) de água por hora, capacidade que atende a demanda atual do município e, conforme as previsões de crescimento de Hulha Negra, deverá suprir as necessidades da cidade por muitos anos.
Na quinta-feira (17), acompanhado do vice-prefeito, Marco Igor Ballejo Canto, e dos secretários municipais, Hector Bastide e Wagner Tavares, o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, esteve reunido com a direção da UTE Pampa Sul, em Candiota.
No encontro, Machado reforçou a afirmação de que a UTE Pampa Sul produz muito mais que energia. "A instalação da UTE Pampa Sul nos trouxe esperança. É um empreendimento que veio para mudar a nossa realidade nos últimos 25 anos tanto na parte econômica, como na parte social e ambiental e em outras tantas áreas. Reafirmo que a direção da Usina tem sido parceira do nosso município agrademos muito", salientou o prefeito.
A construção da ETA foi pauta do encontro. O gerente geral da obra da UTE Pampa Sul, Luiz Torres, explicou que, com a licença emitida pela Fepam, serão iniciadas as etapas para a contratação da empresa que realizará a obra. "Sabemos da importância dessa parceria para a população de Hulha Negra e ficamos contentes em poder colaborar para solucionar um problema tão grave que o município enfrentava, que era o abastecimento de água da sua população. Estimamos que no segundo semestre de 2020 seja possível concretizar a ETA e a adutora", destaca Torres.
No encontro foi definido que o canteiro de obras do empreendimento será instalado na Trigolândia, em local cedido pela prefeitura. A nova estação vem complementar o conjunto de ações desenvolvido pela atual administração, no sentido de assegurar a eficiência no abastecimento e produção de água no município. Hulha Negra é abastecida, hoje, por poços artesianos, que somam uma produção de 40 mil litros/hora. Com a nova estrutura, além de poder ofertar água tratada pela ETA, a rede de água será incrementada. “O município tem dificuldade de abastecimento no verão e a população sofre com a falta de água”, comenta o prefeito.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br