MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Urcamp apresenta Utech-I, a primeira incubadora de startups da região

Publicada em 30/10/2019
Urcamp apresenta Utech-I, a primeira incubadora de startups da região | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Prédio deve funcionar ao lado do Museu da Gravura Brasileira, com acesso pela Tupy Silveira

Dentro da programação do Conexão Utech-I, a Urcamp apresentou, na noite de segunda-feira, 28, o projeto da incubadora tecnológica e social para fomento de empreendedorismo na região. O evento aconteceu no Salão de Atos da Urcamp e contou com a participação de representantes de poder público e empresariado da região.

Momento histórico na trajetória de mais de 60 anos da Instituição de Ensino, o lançamento da primeira incubadora tecnológica da região busca atender a demanda dos projetos integradores surgidos, principalmente, através da plataforma Sou I, incentivando a criação e abrigando novas startups (empresas emergentes, normalmente de base tecnológica).

Incubadoras são espaços de suporte estratégico aos pequenos negócios nos primeiros anos de vida. A Utech-I, por exemplo, abre espaço para fomentar o desenvolvimento dos projetos integradores idealizados pelos acadêmicos da instituição, dando o suporte técnico necessário durante o período.

Reitora da instituição e presidente da Fundação Attila Taborda (FAT), Lia Maria Herzer Quintana destacou que a incubadora faz parte de um projeto de reformulação da instituição a partir da implantação da Graduação I, modelo de ensino adotado no primeiro semestre deste ano. “A Utech-I vem a dialogar, exatamente, com o que a gente entende ser importante e necessário para o desenvolvimento regional, do mercado de trabalho e a prospecção de novas empresas”, explica.

Através da plataforma Sou I, que atua como um canal de comunicação entre estudantes, comunidade e empresas dentro do novo modelo de graduação adotado pela instituição, cinco projetos integradores, desenvolvidos como soluções para atender demandas da comunidade e de empresas, apresentaram potencial de incubação. “A nova metodologia de ensino trabalha com competências e problemas reais das empresas e da comunidade. Por isso se fez necessário a criação da incubadora, para empreendedores que tenham a ideia mas precisam de aporte, de um local e capacitação para evidenciar seu modelo de negócio”, explica o gerente de Campus e Inovação da Urcamp, Leandro Pires.

Vice-reitor da Urcamp, Fábio Paz destacou que a medida já vinha sendo pensada há algum tempo, mas só saiu do papel a partir da adoção da Graduação I. “Visualizando o que os nossos alunos estão trabalhando, percebemos que precisam de apoio para que isso continue, para que não acabe ali a grande ideia que ele teve. Precisamos instrumentalizar este aluno para que a ideia vire negócio e fomente o pensamento empreendedor na região”, aponta.

Contudo, a incubadora não será destinada apenas aos alunos. Paz adianta que a instituição deve abrir editais para que outros empreendedores sejam contemplados, mesmo que o foco principal sejam os próprios acadêmicos da Urcamp.

Para colocar a incubadora em funcionamento, a Urcamp está em busca de parceiros, um de cada segmento, que atuarão em conjunto com a instituição na formatação do projeto. “Buscamos parceiros que queiram contribuir e fazer parte da trilha de desenvolvimento da incubadora, tanto na parte prática quanto na construção. Vamos iniciar uma série de visitas de prospecção, ainda este ano, para apresentar o projeto para potenciais investidores”, destaca Pires.

O local destinado está localizado atrás do Museu da Gravura Brasileira e prevê espaço para a incubadora, sala de reuniões, ambiente co-working, além do pátio interno revitalizado. O valor total do projeto ainda está em fase de orçamento.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br