MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Arquiteto argentino é destaque em Semana Acadêmica da Urcamp

Publicada em 31/10/2019
Arquiteto argentino é destaque em Semana Acadêmica da Urcamp | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Projetos do artista podem ser vistos em Punta, Buenos Aires, nos Estados Unidos e Espanha

Encerra, hoje, a programação da 19ª Semana Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Urcamp. As atividades iniciaram na terça-feira com o renomado arquiteto argentino Javier Gentile e Clarice Debiagi, que falou sobre o projeto Parque do Pontal, da Orla do Guaíba, em Porto Alegre.
O arquiteto argentino, radicado há mais de três décadas em Punta del Este, é responsável por diversas obras de residências e hotéis no Uruguai e Argentina (Buenos Aires, principalmente), mas projetos seus também podem ser encontradas na Espanha e Estados Unidos. Recentemente, Gentile esteve em Bagé para apresentar a obra do International College, de Punta, para os acadêmicos de Arquitetura da Urcamp. Já na noite de terça-feira, falou sobre “Instancias de metodologias en el diseño”.
Ele conta que apresentou aos acadêmicos sua premissa de trabalho, que leva em consideração quatro fatores: materialidade, forma, função e significado. Para exemplificar cada fator, apresentou projetos de sua autoria.
Além disso, o arquiteto destacou as principais diferenças entre os projetos arquitetônicos mais comumente encontrados no Brasil e os aplicados fora. “As casas brasileiras têm galerias muito amplas, com espaços cobertos, amplas piscinas e muito verde, os projetos são condicionados pelo clima. A arquitetura daqui é muito influenciada pela arquitetura portuguesa e espanhola. Em Buenos Aires, por exemplo, a arquitetura é mais relacionada com a França”, destaca.
A arquiteta Clarice Debiagi também participou do evento apresentando o projeto “Parque do Pontal – Orla do Guaíba”. Já em execução, o projeto levou mais de duas décadas para ser aprovado devido a alta complexidade e impacto. “Compartilhei essa experiência, mostrando o que acontece em determinados tipos de intervenção urbana, falando com ênfase sobre os planos diretores, a participação da comunidade no processo, já que o projeto contou com duas audiências públicas”, explica.
As atividades encerram hoje, no Teatrinho da Urcamp, com a palestra “Casa 52: do processo à materialização; Urban U de Arquitetura e Urbanismo", ministrada pelos arquitetos Alessandra Fassina e Eduardo Paiva Ribeiro, às 19h, e “OE1 Arquitetos - Obra recente”, com Mário Guidoux Gonzaga.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br