MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Funcionamento do Pronto Atendimento de Candiota é retomado

Publicada em 31/10/2019
Funcionamento do Pronto Atendimento de Candiota é retomado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Salas foram pintadas e remodeladas

Após mais de 53 dias de interdição, o prédio da Fundação Assistencial Maria Anunciação Gomes de Godoy, que atua como Pronto Atendimento de Emergência (Pade) em Candiota, foi liberado para uso da população. A vistoria da equipe da Vigilância Sanitária da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) foi realizada na terça-feira e, ontem, todos os equipamentos e equipes de atendimento já atuaram no local.

Segundo o coordenador adjunto da CRS, Magno Cesarino, todos os itens apontados pela equipe da Vigilância foram atendidos. Ele relatou que o projeto arquitetônico, que era uma das pendências para a abertura, já foi aprovado e a solicitação do Alvará Sanitário também já foi encaminhada. “Somente a interdição do raio-X foi mantida, mas não impede o funcionamento do espaço”, frisou.

Conforme o presidente da fundação mantenedora do Pronto Atendimento, Marcelo Dutra, a retomada das atividades é resultado de um trabalho de mais de 50 dias para deixar o prédio nas condições exigidas. Ele destacou o trabalho de toda equipe, além de pessoas da comunidade que se dedicaram a ajudar. O Pronto Atendimento realiza, em média, cerca 20 mil atendimentos por ano. “É um atendimento estratégico para Candiota e, até mesmo, para a região, porque se a interdição se mantivesse, teríamos que mandar para Bagé os casos mais graves”, disse. Dutra também ressaltou o empenho do Executivo e do secretário de Saúde do município, Gil Deison Pereira, na busca da reabertura, com várias visitas à Coordenadoria e na própria Secretaria de Saúde do Estado.

Sobre o raio-x, o presidente da fundação lembrou que o equipamento deve ser trocado, de revelação química para digital. “Já estamos fazendo orçamento. Vai custar uma média de R$ 170 mil e estamos aguardando a entrada de recursos para a substituição”, comentou. Desde a interdição, no dia 6 de setembro, o serviço estava sendo prestado no Posto de Saúde de Dario Lassance, que foi disponibilizado pelo município para que a comunidade não ficasse desassistida.

Os principais apontamentos da CRS foram a renovação do alvará sanitário, a readequação do projeto arquitetônico, a necessidade de mais um enfermeiro no quadro, capacitação permanente de esterilização e higienização, núcleo de segurança do paciente, álcool gel, sabonete líquido e papel toalha nos banheiros, potabilidade da água, comprovação da manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos, prontuário de registro de atendimento do paciente, higienização e organização, adequação da Central de Material Esterilizado (CME), falta de contrato com laboratório e restaurante, aquisição de uma válvula de descarga e substituição de torneiras, aquisição de torneiras de alumínio, falta de contrato com lavanderia, dedetização do prédio, espaçador e organização de pratos e utensílios para os pacientes.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br