MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Inovação e Design são temas de debates no Conexão Utech-I

Publicada em 31/10/2019
Inovação e Design são temas de debates no Conexão Utech-I | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Sperb explicou as três lentes do design thinking

por Milena Tort e Samuel Oliveira
Acadêmicos de Jornalismo da Urcamp

Inovação, desenvolvimento e design foram os temas do segundo dia da Conexão Utech-I da Urcamp. O evento, que aconteceu, terça-feira, no Salão de Atos da Instituição, contou com palestras ministradas pelo fundador da empresa Be Formless, Daniel Sperb, pelo titular da pasta da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDI), Bayard Paschoa Pereira, e pelo sócio operador do aplicativo de mobilidade urbana Garupa e dono da franquia Delivery Much, Lucas Figueiredo.
O primeiro palestrante foi Sperb, que abordou a inovação guiada pelo design, também conhecida como design thinking. "É uma abordagem que proporciona justamente que as empresas e as pessoas operem com base numa lógica de diferenciação e propósito", afirmou. Segundo o profissional, as entidades devem aplicar o design thinking porque em um mundo corporativo as tecnologias acabam virando commodities, ou seja, todos têm acesso ao mesmo conhecimento. Desta forma, a empresa precisa desenvolver algo genuíno e, segundo ele, o método proporciona isso.
Além disso, Sperb explica as três lentes do design thinking: "Trabalha com aquilo que é desejável, as pessoas, aquilo que é praticável - os processos - e aquilo que é viável, os recursos. Então ele trabalha com a intersecção dessas três lentes. No meio delas, a gente tem a inovação pelo design", detalha.


Fomento ao empreendedorismo local
A palestra seguinte trouxe alguns cases e iniciativas desenvolvidas pela SDI, em Bagé, entre elas estão à Casa do Empreendedor, duas co-working públicas, programa com base em QR Code de controle patrimonial e praças conectadas. Também foram abordadas as experiências do município na área de inovação, mudando o ecossistema empreendedor através das políticas públicas desenvolvidas.
Bayard avalia a importância de mostrar o trabalho desenvolvido pela pasta em eventos que incentivam a inovação, como o Conexão Utech-I. "O processo de integração da Urcamp na comunidade dialoga com as temáticas atuais, promovendo a aproximação dos estudantes com a realidade da cidade e resolvendo problemas concretos dos empreendedores. Isso tem sido fundamental e decisivo para que o município encontre seus caminhos na área do desenvolvimento", pontua.
O empresário Lucas Figueiredo compartilhou as experiências de suas startups, que são empresas de base tecnológica com alto valor agregado e que estão totalmente sintonizadas com o mundo atual. Durante a palestra, ele comentou suas expectativas de continuar gerando desenvolvimento em Bagé. "Pretendo acabar entrosando um aplicativo com o outro e, mais adiante, ter um novo empreendimento dando certo na cidade", salienta.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br