MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

População se solidariza e faz doações para famílias atingidas por temporal

Publicada em 01/11/2019
População se solidariza e faz doações para famílias atingidas por temporal | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Equipe da Sejel realiza triagem

Várias ações de arrecadação de alimentos, roupas, telhas e móveis estão sendo realizadas, em Bagé, para auxiliar as famílias que foram atingidas pelo temporal de terça-feira. Cerca de 200 famílias foram atendidas pela Defesa Civil e uma está abrigada no Ginásio Presidente Médici (Militão). Desde quarta-feira, as doações começaram chegar no local e uma equipe da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) passou a realizar a triagem e levar até os locais atingidos.

A família que está no Militão é composta por seis pessoas. De acordo com um deles, Deivid Richard de Amorim dos Santos, de 21 anos, a casa de sua mãe teve o telhado todo arrancado com a força do vento. Ele disse que estava trabalhando em Novo Hamburgo e viajou para Bagé, para auxiliar a mãe e buscar emprego. Santos enfatizou que o imóvel, no bairro Pedras Brancas, era alugado e, após a ventania, eles chegaram a receber lonas da Defesa Civil. "Começou a chover e a lona veio a baixo. A estrutura da casa também foi danificada. Não temos para onde ir", disse. O jovem ressaltou que a família está aguardando diminuir a umidade para tentar salvar alguns móveis. Também disse que a população doou colchões, roupas e cobertas.

Mutirão

Ontem, pela manhã, integrantes da Escola Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora do Carmo estiveram no local realizando a doação de roupas. Conforme a atendente Elisângela Costa, o material foi arrecadado junto à comunidade escolar, no decorrer de meses, para ser doado para os alunos carentes. "Como é uma situação de emergência, resolvemos doar para as famílias atingidas", disse.

O Departamento de Assistência Social da Igreja Batista Conservadora de Bagé também se mobilizou entre os fiéis, para angariar doações para os atingidos. A instituição religiosa levou, até o Militão, roupas e gêneros alimentícios para as famílias. A entrega dos itens foi feita na tarde de quarta-feira, após uma campanha de arrecadação realizada entre os membros da Igreja.

Além desses casos, outras famílias tiveram o telhado destruído pelo temporal. A solidariedade tomou conta e a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Iria de Jesus Machado, no bairro Pedras Brancas, também está realizando um mutirão para arrecadar materiais de higiene, limpeza, gêneros alimentícios e roupas. De acordo com a diretora da escola, Josiane Milano Muller, o ponto de arrecadação será na instituição, até hoje, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Josiane salienta que o levantamento começou a ser realizado ontem, pela manhã, e já foi apurado que, pelo menos, 10 famílias que estão com dificuldades. Ela enfatiza que os interessados em doar telhas podem ligar para a escola, através do telefone 3241-4250 ou pelo celular 999577800, que o material será direcionado diretamente para as famílias atingidas.

O motorista Telmo Malaguês Carrion, que possui um caminhão para realizar fretes e mudanças, se colocou à disposição da população para recolher as doações. Ele conta que, desde terça-feira, já atuou em mais de 80 lugares. "Ontem (quarta-feira), a prefeitura me auxiliou com um veículo para auxiliar na busca das doações e o Lions doou combustível", ressaltou. O chamado pode ser realizado através do celular 999999074. Toda a doação recolhida está sendo levada para o Militão.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br