MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Farsul sedia debate sobre novo Código Ambiental

Publicada em 02/11/2019

A proposta do novo Código Ambiental do Rio Grande do Sul foi tema de reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha (FPA), realizado na sede da Farsul, quinta-feira. O debate girou, principalmente, em torno do regime de urgência da tramitação protocolado pelo governador do Estado, Eduardo Leite, e contou com a presença do secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos.

Ao comentar sobre a liminar que suspende o regime de urgência, emitido no dia anterior a reunião, o líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes, informou que nem o parlamento, nem o governo não haviam sido citados até aquele momento, portanto, eram desconhecidos os termos da decisão, mas que haveria recurso.

O vice-presidente da Farsul, Elmar Konrad, destacou a atitude do governo estadual em encaminhar o projeto em regime de urgência. Ele reforçou algumas posições históricas da Farsul, especialmente em relação a clareza da legislação e pelo fim das subjetividades que geram insegurança ao produtor rural. Um formato mais ágil de licenciamento também é objetivo da Federação.

O coordenador da Comissão do Meio Ambiente da Farsul, Domingos Lopes, fez a apresentação do posicionamento da entidade. Ele comentou que, em 15 dias, além da Farsul, todas as entidades de representatividade civil sérias, incluindo o Ministério Público, entregaram propostas, comprovando que o prazo de 30 dias do regime de urgência era suficiente. Ele explicou que para a Federação, o código não é melhor, mas é alinhado com o nacional e traz segurança jurídica. Porém, ressaltou que a Farsul tem dois pontos inegociáveis que são a livre iniciativa e o direito à propriedade. Reforçou que é necessária a garantia sobre as áreas consolidadas e a garantia de manutenção da hegemonia do produtor sobre elas.

O secretário Artur Lemos agradeceu o apoio recebido pelos parlamentares e entidades. Para ele, a maior comprovação que o prazo de 30 dias era suficiente está no volume de propostas apresentados. Lemos afirmou que o maior objetivo do governo estadual com o projeto é a modernização dos processos para garantir o desenvolvimento econômico do estado de de forma sustentável.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br