MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Bayard é exonerado do cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico

Publicada em 05/11/2019
Bayard é exonerado do cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Economista integrava primeiro escalão desde o início do governo

O economista Bayard Paschoa Pereira, que integrava o primeiro escalão do governo municipal desde 2017, foi exonerado do cargo de secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, na sexta-feira, 1º de novembro. O prefeito de Bagé, Manoel Machado, do PSL, afirma que a mudança foi solicitada pelo MDB, partido que deve apresentar novo nome para a pasta. Alencar Dal Molin é cotado para o posto.
Bayard, que assinou filiação em junho de 2014, foi indicado ao cargo pelo MDB. Em outubro deste ano, a coordenadoria regional da sigla anunciou, por meio de nota, a expulsão de Bayard, sustentando que o representante da legenda teria infringindo artigos do estatuto partidário. O ex-secretário nega a deliberação, afirmando que não havia sido informado sobre instauração de processo disciplinar que pudesse resultar em expulsão. O assunto é tratado pela executiva estadual.
Bayard afirma que foi comunicado da exoneração, na sexta-feira, por documento oficial, lamentando não ter sido informado pessoalmente. À frente da secretaria, ele articulou, por exemplo, a reinauguração da Casa do Mel e a criação da Casa do Empreendedor. Sob sua gestão, a secretaria também inaugurou uma coworking e desenvolveu programas de estímulo ao desenvolvimento de atividades econômicas locais, com destaque para os Sábados Azuis e os festivais de cervejas artesanais da Campanha. Ele deixa o posto antes de inaugurar a estrutura criada para abrigar o Centro Popular de Compras (CPC), no Calçadão. Ontem, o ex-secretário apresentou um balanço de gestão, detalhando, em um documento com oito páginas, o estágio de cada programa projetado pela pasta.
A exoneração de Bayard é a primeira formalizada por Machado no primeiro escalão da prefeitura desde que assumiu o governo municipal, no dia 25 de setembro, por conta do afastamento do prefeito Divaldo Lara, do PTB. O chefe do Executivo adianta, porém, que não existe perspectiva de nova mudança no secretariado, reforçando que o novo titular da pasta será indicado pelo MDB.
A redução de cargos em comissão (CCs) entrou na agenda do chefe do Executivo na semana passada. Os cortes iniciaram na quinta-feira. O volume de postos enxugados ainda não foi confirmado. Os cortes de CCs estariam associados à necessidade de enxugamento da máquina. A prefeitura deve convocar uma coletiva de imprensa para detalhar as medidas de contenção de despesas adotadas para ajustar as contas.

Manifestação
Bayard se manifestou através de nota, divulgada ontem, qualificando como ‘forma desrespeitosa’ a exoneração formalizada pelo prefeito, ao reforçar que recebeu a informação por documento protocolado na secretaria, às 18h30, e entregue às 19hh30. “É no mínimo estranho que alguém que está na posição de prefeito a título precário, se arvore no direito de adotar posturas radicais, usando como justificativa ardilosa, que um grupo político requer o cargo de Secretário do Desenvolvimento Econômico”, critica.
O ex-secretário afirma, ainda, que está ‘sensibilizado e reconfortado pelas centenas de manifestações espontâneas, de pessoas anônimas’, favoráveis ao trabalho que desempenhava na pasta. “Não é crível, e isto fica claro mais uma vez nas manifestações populares, que interesses políticos secundários vençam os interesses maiores da cidade e o trabalho realizado”, pontua.
Ao declarar gratidão do prefeito afastado, Divaldo Lara, do PTB, ‘pela oportunidade de servir mais uma vez à cidade’, Bayard destaca que nunca utilizou diárias para cumprir agendas, adiantando que seguirá ‘firme travando o bom combate em defesa da unidade, a favor de Bagé e de seu desenvolvimento sustentável, com respeito e ética’.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br