MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Coordenadoria Regional promove Fórum de Educação e Diversidade Étnico Racial

Publicada em 06/11/2019
Coordenadoria Regional promove Fórum de Educação e Diversidade Étnico Racial | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Sociedade Recreativa e Cultural Os Zíngaros sediará o evento

Quinta e sexta-feira serão dias para debater diversidade racial. Promovido pela 13ª Coordenadoria Regional de Educação, o Fórum Regional Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial acontece na Sociedade Recreativa e Cultural Os Zíngaros.
O evento é coordenado pela assessora de Educação das Relações Étnicas da 13ª CRE, Sandra Alves, que explica que o objetivo é buscar a articulação, fomento e acompanhamento de políticas públicas, comprometidas com a implementação da Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino da história e cultura Afro-brasileira e Africana em toda a rede pública e privada, em todos os níveis e modalidades de ensino do Estado do Rio Grande do Sul.
O Fórum é formado por representantes do Poder Público e da sociedade civil e aberto à participação de novas entidades ou organizações, tanto do poder público quanto da sociedade civil, ligadas ou que tratem de questões relativas à educação e à diversidade étnico-racial.
No dia 7, o evento inicia às 18h15min, com Grupo Afro Cultuando, seguido por mesa de abertura e mesa temática sobre religiosidade. Inicia com a fala de Ênio Roberto Klein, “Espiritualidade, Transcendência e Religiosidade”, e “Fotografia e Comunicação Afro Religiosa como ferramenta de empoderamento e Resistência Cultural Negra” com a jornalista Ana Paula Ribeiro.
Já no dia 8, o evento terá formação de professores, com mediação do Sebastião Cerqueira Adão dos temas “Ensino de História e Cultura Afrobrasileira: tensões e possibilidades de implementação da lei 10.639, com o professor Thiago Santos da Silva; “Questões e Crimes Raciais no ambiente escolar”, com Patrícia Alves; “Reverberações, amplificações e sintonizações entre música e questões étnico-raciais no contexto da Educação Básica”, com Luana Zambiazzi e Antoniel M. Lopes; “Estéticas de Libertação: as políticas culturais negras como ferramentas antiracistas”, com a professora Maria Andrea Soares.
Já a tarde inicia com a mesa temática “Práticas pedagógicas. Literatura Afro Brasileira: um caminho para a discussão das relações étnico-raciais na sociedade brasileira”, com Miriam Kelm; “As questões étnico-raciais na produção de literatura infantil e juvenil: espaços de representações e reflexões”, com a professora Zilá Letícia Rego; “Projeto Toda cor: as contribuições da cultura africana no nosso estado”, com a professora Viviam Pereira; “Capoeira na sociedade e no mundo, com Cláudio Lealdino” e exposição de posters e banners do projeto “Territoralidades Negras”, das escolas estaduais de Bagé e Candiota.
O evento conta com parceria da Secretaria de Educação e Formação Profissional, Urcamp, Unipampa, entidades e organizações do Movimento Negro, Comissão Especial de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Subseção Bagé e Câmara Municipal de Vereadores.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br