MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Manoel Machado anuncia medidas de contenção e mudanças no primeiro escalão

Publicada em 06/11/2019
Manoel Machado anuncia medidas de contenção e mudanças no primeiro escalão | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cortes de CCs e nova composição do governo foram detalhados em coletiva de imprensa

Com mudanças na composição de governo, Manoel Machado, do PSL, detalhou, ontem, medidas adotadas para adequar as receitas do município. Corte de diárias e de 70% das horas extras foram estabelecidos através de decreto. O chefe do Executivo estima que o corte de, aproximadamente, 100 cargos, entre cargos em comissão (CC’s) e de colaboradores que recebiam por Recibo de Pagamento Autônomo (RPA), pode representar uma economia de R$ 250 mil mensais, recursos que podem ser utilizados para colocar contas em dia, inclusive com fornecedores. O liberal também anunciou mudanças em duas secretarias e garantiu o pagamento salarial em dia.
Ao destacar que o PSL não tem cargos no governo, o prefeito disse que o corte de pagamentos por recibo ‘visa deixar a prefeitura livre de qualquer apontamento’. “Sem dúvida alguma, farão uma falta tremenda. As secretarias precisam de pessoas para realizar serviços para a população. Mas quando não se enquadra na lei, temos que obedecer as recomendações do Ministério Público e do Tribunal de Contas. E assim estamos fazendo. Deixando a casa em ordem”, avaliou.
Alterações
Sem poupar elogios ao trabalho desempenhado pelo ex-secretário, Machado reafirmou que Bayard Paschoa Pereira foi exonerado por critério político. Em acordo estabelecido para a composição de coligação que venceu o pleito de 2016, o cargo foi entregue ao MDB. O partido solicitou a mudança, apresentando o nome de Alencar Dal Molin para o cargo de secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Ele ainda deve se reunir com o prefeito antes de assumir o posto oficialmente. Dal Molin já comandou a pasta de Desenvolvimento Econômico, na gestão de Dudu Colombo.
Machado também anunciou mudança na secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa).  Aroldo Quintana, que estava afastado do posto, deixa o primeiro escalão. Cristian Becker, que disputou o pleito para vereador, em 2016, pelo PSDB, assume a pasta. Becker, que atuou como coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação, tem identificação com a pauta ambiental. Os novos secretários terão autonomia para definir equipes de trabalho, mas o prefeito adianta que a recomendação é para que o quadro de cada secretaria seja mantido.

Critérios
Machado destacou que as exonerações foram definidas com base em critérios estabelecidos juntos aos secretários. O prefeito não descarta novas mudanças. As coordenadorias comandadas por CCs devem ser assumidas por agentes que já integram o quadro. Ele adiantou que a Casa do Empreendedor deve ser assumida por Marcelo Nalério, que coordenou a Agência FGTAS/Sine de Bagé, e que a coordenação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) deve ser definida pelo secretário municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil.

Recursos Humanos
O chefe do Executivo confirmou a manutenção de Cristiano Ferraz na Secretaria Municipal de Economia, Finanças e Recursos Humanos. O ex-secretário José Otávio Gonçalves Ferrer, que foi afastado do cargo, junto ao prefeito Divaldo Lara, do PTB, encaminhou, ontem, à imprensa, cópia do pedido de exoneração que havia formalizado na semana passada. No documento, antes de desejar sucesso ao prefeito, Ferrer afirmar ter relutado ‘por certo período a tomada desta decisão, sobretudo em razão do sentimento de injustiça’. “Mesmo neste contexto sombrio e turbulento, estou certo de que a verdade haverá de prevalecer”, pontua no pedido.

Concurso
O prefeito também detalhou ações de governo, adiantando que o processo de seleção da empresa que vai assumir a concessão do estacionamento rotativo deve ser concluído até o final de semana, com previsão de início de operação em dezembro. Sem apresentar detalhes, Machado reforçou que o governo ainda estuda medidas para incrementar a arrecadação. Ele salientou, porém, que o cronograma do concurso está mantido. A previsão é de que o edital seja lançado na próxima semana. O chefe do Executivo garantiu que as provas serão realizados nos dias 25 e 26 de janeiro de 2020.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br