MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prefeitos da região pedem apoio do Estado para amenizar os prejuízos causados pela chuva

Publicada em 06/11/2019
Prefeitos da região pedem apoio do Estado para amenizar os prejuízos causados pela chuva | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Lideranças solicitaram maquinário e recursos

Na tarde de segunda-feira, prefeitos da região estiveram reunidos com o governador Eduardo Leite, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, para tratar sobre medidas para amenizar os prejuízos causados pelo temporal da semana passada. O encontro foi agendado através do presidente da Associação dos Municípios da Região Sudoeste (Assudoeste) Pampa Gaúcho, prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto de Freire Gonçalves. A entidade é formada pelos municípios de Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.
Conforme o prefeito de Candiota, Adriano Castro dos Santos, na ocasião foi solicitado, ao governador, apoio com maquinários e recursos, para que sejam reconstruídas pontes e estradas que sofreram avarias causadas pela chuva. O Executivo da Capital do Carvão já contabilizou os prejuízos e declarou situação de emergência. Santos explica que as residências que sofreram avarias devido a destelhamento, já foram auxiliadas. "Já contabilizamos mais de R$ 1,6 milhão em prejuízos", disse.
Em Aceguá, de acordo com o prefeito Gerhald Martens, que também participou do encontro, não foi decretada a situação de emergência. Ele disse que houve poucas casas destelhadas, mas a maior dificuldade é a reconstrução das estradas. Martens adiantou que, na próxima semana, uma comitiva irá até Brasília, para um encontro no Ministério da Agricultura.
O presidente da Câmara de Vereadores de Bagé, Carlos Adriano Carneiro, representou o município no encontro. Segundo ele, na agenda, ficou determinado, pelo governador, que o chefe da Casa Militar, coronel Júlio César Rocha Lopes, que coordena a Defesa Civil no Estado, busque solucionar as demandas junto aos demais órgãos estaduais. Para isso, o governador aguarda relatórios da Defesa Civil de cada município, para que os pedidos também sejam encaminhados ao governo federal.
Depois de ouvir as demandas, que se concentram principalmente na doação de telhas e no empréstimo de maquinário, o governador garantiu que os prefeitos podem contar com o apoio do Estado. "A burocracia existe para evitar que os recursos destinados a essas causas emergenciais sejam mal utilizados, mas também não podemos permitir que a burocracia ultrapasse os limites do razoável", ponderou o governador.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br