MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

CGTEE integra pacote de privatização da Eletrobras

Publicada em 07/11/2019
CGTEE integra pacote de privatização da Eletrobras | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Empresa tem sede em Candiota, onde está situado seu parque gerador

O projeto de lei que pode viabilizar a privatização da Eletrobras, entregue pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, do DEM, na terça-feira, 5, prevê a desestatização da Companhia de Geração Térmica e Energia Elétrica (CGTEE). O governo pretende manter menos de 50% das ações, conservando o controle das empresas Eletronuclear e Itaipu Binacional.
A Eletrobras, holding dividida em geração, transmissão e distribuição, criada em 1962, para coordenar todas as empresas do setor elétrico, é responsável pela maior parte da geração e transmissão de energia elétrica do país. O governo projeta arrecadar mais de R$ 16 bilhões com a venda da empresa e de suas subsidiárias. De acordo com Albuquerque, nenhum acionista terá mais de 10% do poder de voto.

Tramitação
Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a privatização de empresas controladas pela União depende da aprovação do Congresso Nacional. Por isso o governo apresentou a proposta à Câmara dos Deputados.

Justificativa
Albuquerque argumenta que a Eletrobras está, desde 2014, sem participar de leilões de energia por falta de recursos. “Ela perdeu sua capacidade de investimento e está perdendo sua participação no mercado. O que queremos é uma empresa competitiva”, disse o ministro.

Reflexo local
Fundada em 1997, a CGTEE, subsidiária da Eletrobras, é uma sociedade de economia mista, com sede em Candiota, onde está situado seu parque gerador, alimentado pelo carvão. A Companhia emprega mais de 600 trabalhadores. Em agosto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a transferência de controle societário das sociedades de propósito específico, e de titularidade de contratos de concessão de geração e transmissão, da Eletrosul para a CGTEE.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br