MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Inicia a 22ª edição da Feira do Livro de Bagé

Publicada em 07/11/2019
Inicia a 22ª edição da Feira do Livro de Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Após meses de preparo, o Sesc iniciou, ontem pela manhã, as atividades da 22ª Feira do Livro de Bagé. Em parceria com as secretarias de Educação e Formação Profissional (Smed) e de Cultura e Turismo (Secult), o evento conta com atividades até domingo, dia do encerramento.

Neste ano, além das atrações dos cinco dias, o evento conta, ainda, com livros com preços super atrativos e variedade de títulos para agradar todos os leitores. A seleção variada foi a aposta do livreiro Alessandro Fernandes. Proprietário de uma distribuidora de Santa Maria, ele participa pela segunda vez da Feira de Bagé. Mas é veterano em rodar o Estado, participando do circuito de feiras do livro de diversos municípios do Rio Grande do Sul, como Alegrete, São Sepé, Santa Cruz, Dom Pedrito, Uruguaiana, Pelotas, Jaguarão, Restinga Seca, além de alguns municípios de Santa Catarina.

Fernandes conta que a empresa, iniciada pelo pai em 1990, sempre esteve junto aos eventos dedicados à literatura. E, assim, o livreiro também cresceu em meio aos livros. Para ele, rodar o Estado em atividades voltadas ao mundo dos livros faz parte de sua vida desde a mais tenra idade. Assim, ele sabe identificar quais os melhores eventos para participar. “Compensa quando os eventos têm, pelo menos, cinco dias de duração. Menos que isso não vale a pena participar”, conta.

Com conhecimento do gosto literário do público, para esta edição, ele apostou em uma seleção heterogênea, oferecendo desde livros dos youtubers Felipe e Luccas Neto, até obras dedicadas a momentos específicos da História, com destaque para a Segunda Guerra Mundial. Ele aponta que também têm muita saída os volumes da editora Darkside, famosa pelos projetos gráficos diferentes e alta qualidade no acabamento dos livros. “O Lady Killers, que conta a história de diversas mulheres assassinas, tem tido muita saída. Em Santa Maria acabou o estoque desse livro”, conta.

Outra pedida, apontada por Fernandes, são livros mais voltados a autoconhecimento, filosofia e reflexão, como as obras de Augusto Cury, Mário Sérgio Cortella, além da poesia Bráulio Bessa. “Só não trouxe nada de literatura infantil porque a minha mãe, que é dona de uma livraria, também veio para Bagé e focou nesse público”, explica.

Ao todo, esta edição conta com 10 livreiros, número maior que o registrado em 2018, quando participaram oito empresas do segmento literário.

Urcamp vai à Feira

Assim como nas edições anteriores, acadêmicos e professores da Urcamp participam ativamente da programação da Feira. Neste ano, está prevista a participação dos cursos de Jornalismo, História e Pedagogia

Ao curso de Jornalismo cabe a produção do Cine Jornal, exibido todos os dias, às 22h, além do documentário sobre o patrono da feira, João Bosco Abero, falecido no último dia 31, que será exibido no dia 10, domingo, às 20h.

Além disso, também foram realizadas, já no primeiro dia, duas exposições promovidas pela Urcamp: “Da Praça da Estação à Estação da Memória”, organizada com o acervo do Museu Dom Diogo de Souza, e o varal fotográfico “Belezas Naturais do Pampa”. Além disso, durante a noite ocorreu a intervenção cultural “Circuito literário”, com contação de histórias promovida pela instituição de ensino.

Já hoje, a programação sob responsabilidade da Urcamp segue com a oficina “Educação patrimonial”, ministrada pela professora Clarisse Ismério, voltada para estudantes de 13 a 18 anos, realizada das 9h30min às 11h, na sala de oficinas da Feira. Neste mesmo horário, o espaço de exposições apresenta a Mostra de Brinquedos, também promovida pela Urcamp.

Amanhã, Clarisse Ismério volta à programação com a oficina “Pequenos detalhes de Bagé”, no espaço de exposições da feira e voltada para o público a partir de 12 anos, das 9h30min às 11h. No sábado, o professor Glauber Pereira, do curso de Jornalismo, fala sobre “Mídia e Educação”, no palco principal, a partir das 15h30min.




Programação de hoje

- Fábulas do Sul

09h às 10h - Teatro com o grupo Ueba

Local: Palco principal

Público: Livre

- O imaginário pampeano

10h às 10h30min - Bate-papo literário com Jonas Piccoli, autor do livro Fábulas do Sul

Local: Palco principal

Público: Livre

- "(RE) Construir: Ser ou não ser? Mas e se eu fosse?"

14h às 14h30min - Teatro com alunos da Uergs

Local: Palco principal

Público: Livre

- Zão e Zoraida em "Mapa para brincar"

14h30min às 15h30min - Teatro com o grupo Ueba

Local: Palco principal

Público: Livre

- Banda Marcial do Colégio Auxiliadora

15h30min às 16h - Apresentação musical

Local: Palco principal

Público: Livre

- A travessia - The Manifest Dança de Rua

16h às16h30min - Apresentação de dança

Local: Palco principal

Público: Livre

- Fábulas do Sul

19h às 20h - Teatro com o grupo Ueba

Local: Palco principal

Público: Livre

- História e identidade: o patrimônio construído através das gerações

20h às 20h30min - Palestra com Diéllen Teixeira Godoy Soares e Jéssica Villar Rodrigues – 18a Região Tradicionalista

Local: Palco principal

Público: Livre

- Netto perde sua alma (Tabajara Ruas)

20h30min às 22h - Mostra de cinema Cine Sesc

Local: Palco Principal

Público: 14 anos

- Show Velho Abajour

22h às 23h30min - Apresentação musical

Local: Palco Praça de alimentação

OFICINAS

- Educação patrimonial com Clarisse Ismério

09h30min às 11h - Promoção: Urcamp

Local: Sala de oficinas

Público: 13 a 18 anos

'Karingana ua karingana': sou todo ouvidos! (ou a humanidade por trás do contar

histórias)

14h às 14h30min - Contação de histórias Promoção: Unipampa

Local: Sala de oficinas

Público: 05 a 10 anos

Origami

15h às 16h30min - Oficineira: Neila Barriogi

Local: Sala de oficinas

Público: A partir de 10 anos

Aprendendo a empreender

19h30min às 20h30min - Promoção: Sebrae

Local: Sala de oficinas

Público: A partir de 10 anos

EXPOSIÇÕES

-Mostra de brinquedos

09h às 11h - Promoção: Urcamp

Local: Espaço de exposições

Plantando pequenos autores

14h às 15h - Promoção: Uergs

Local: Espaço de exposições

 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br