MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Secretaria de Saúde divulga ações especiais em alusão ao Novembro Azul

Publicada em 07/11/2019
Secretaria de Saúde divulga ações especiais em alusão ao Novembro Azul | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Pasta prevê série de ações para estimular prevenção ao câncer de próstata

Novembro é conhecido internacionalmente como mês de ênfase à prevenção do câncer de próstata. Em Bagé, as ações de conscientização sobre a doença também serão intensificadas neste período. Ontem, a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência informou que está aderindo à programação do Novembro Azul e que o tema será abordado com usuários das Unidades Básicas de Saúde, por meio de confecção de murais informativos, palestras e rodas de conversa, entre outras iniciativas.

O prefeito Manoel Machado falou sobre a importância das ações que serão desenvolvidas durante a campanha. "Todas as unidades de saúde estarão desenvolvendo uma rotina com atividades especiais, voltadas para a importância do diagnóstico precoce da doença. Planejamos levar a conscientização para além das unidades, chegando mais próximo do público masculino, em todas as regiões do município", relatou.

O secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, comentou que, apesar do incentivo à participação do homem, há pouca procura e envolvimento do sexo masculino na promoção do seu próprio bem-estar e que a campanha vem crescendo de maneira muito forte nos últimos anos e tem uma importância tão grande quanto à de mama. "O Novembro Azul dá, ao homem, a chance de olhar para a própria saúde de uma forma integral. É a oportunidade de identificar outros agravos da saúde masculina, a porta de entrada para identificar, por exemplo, problemas cardiológicos, no trato urinário. Mas o cuidado tem de ser de novembro a novembro", reforçou o gestor.

Segundo a coordenadora municipal de Enfermagem, Liliane Gasparoni, já a partir desta semana, as UBSs estarão com atividades específicas para que os homens possam se informar quanto ao câncer de próstata, a importância de exames preventivos para a saúde do homem e uma dieta adequada e prática de atividade física. Ainda de acordo com a coordenadora, todas as unidades vão fazer sala de espera com exposição de materiais relacionados à saúde do homem. A Estratégia Saúde da Família (ESF) Popular programou visitas às empresas próximas da unidade, realizando orientações e entrega de material informativo. Já o Centro de Referência Eduardo Sá Monmany deve realizar rodas de conversas e distribuição de material informativo.

No dia 14, no período da tarde, a ESF Damé, em parceria com estagiários da Urcamp, estarão realizando roda de conversa com disponibilização de testes rápidos. Também será oferecido corte de cabelo masculino e confraternização com coffee break. Já o ESF Gaúcha estará com programação especial no dia 23, das 15h às 18h, com realização de testes rápidos, verificação de pressão arterial e glicose, vacinação, avaliação nutricional e odontológica, e solicitação de exames de rotina.

O encerramento da campanha acontece em 30 de novembro, das 9h às 16h30, com uma programação na Praça Silveira Martins (Coreto), onde a unidade móvel estará disponível com vacinação, testes rápidos, verificação de pressão arterial e glicose, além da distribuição de material informativo.

O Novembro Azul é uma campanha mundial que conscientiza sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é a segunda mais comum entre os homens brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em 2019, estima-se mais de 68 mil novos casos.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br