MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Curso de Direito da Urcamp celebra 50 anos em festa

Publicada em 08/11/2019
Curso de Direito da Urcamp celebra 50 anos em festa | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Jantar comemorativo ao aniversário ocorreu no Clube Cantegril

Cinco décadas após a autorização para o funcionamento, o curso de Direito da Urcamp celebrou com festa, na noite de quarta-feira, 6, o cinquentenário. Professores, funcionários e egressos do curso foram recepcionados, no Clube Cantegril, em uma noite de celebração comemoração cheia de memórias, reencontros e honrarias.
A noite iniciou com agradecimentos e homenagens e seguiu com o jantar preparado pelos acadêmicos do curso de Gastronomia, sob a batuta do coordenador do curso, o chef Júnior Lagoa.
Em celebração, a reitora Lia Maria Herzer Quintana, também presidente da Fundação Attila Taborda, destacou sobre qualidade e longevidade da Faculdade de Direito: “Uma instituição com um curso que completa 50 anos só tem a festejar e mostra que não somos perenes. Todas as situações passam, mas a instituição, enquanto um retorno para a comunidade, permanece”, ressaltou.

Comenda Attila Taborda
A Comenda Attila Taborda é a mais alta honraria dedicada pela Urcamp a instituições ou lideranças que tenham, a partir de sua representatividade, contribuído com a melhoria das condições de oferta do Ensino Superior.
Na ocasião do evento, foi homenageado, com a entrega da placa, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, representado pela desembargadora Vania Cunha Mattos. Tanto a magistrada quanto o TRT tiveram papel fundamental nas conciliações e negociações trabalhistas que permitiram a continuidade dos serviços prestados pela instituição de ensino. “A Urcamp, na pessoa da reitora Lia e dos advogados que atuam na instituição, tem respeito muito grande pela Justiça do Trabalho e isso é muito importante no momento atual”, afirmou.
Destacou, ainda, a alta capacidade e qualidade dos profissionais formados pela Instituição de Ensino Superior nestas cinco décadas. “Com os expoentes que tem, que frequentaram e os que ainda vão frequentar o curso, a Urcamp é uma vitória para a comunidade, para os professores, para todos. Além das prerrogativas da Justiça, que a partir da negociação manteve a instituição funcionando, é motivo de orgulho também para a Justiça do Trabalho toda a luta da Urcamp”, diz.

Lembrados e homenageados
Além da entrega da comenda, outras personalidades presentes também foram homenageadas e receberam agradecimentos pelo papel desempenhado na trajetória destes 50 anos, como os ex-diretores do curso Adair Fagundes Teixeira, cuja homenagem póstuma foi recebida pelo filho, Marcelo Teixeira, Maria Luíza Lorenzoni Bernardi, Dilce Helena Picolli, Neusa Maria Ferreira da Cunha, Marilene Vaz Silveira; as secretárias Rita Esther Lopes Mouchet e Isabel Cristina Santos Magalhães; os professores Cláudio de Leão Lemieszek, Ernani Urdaniz Deiro, Paulo Antonio Costa e Zuleida Maria Barbosa.
Também foram celebrados egressos atuantes no Ministério Público, como o promotor de Justiça do Estado, Diogo Taborda; na Defensoria Pública, Luciane Navarrina Trindade e Rafael Dorado; na Polícia Civil, delegado de polícia Cristiano Ribeiro Ritta; também foi lembrado, representando o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; o professor Honoris Causa da Urcamp, Claudio Pacheco Prates Lamacchia, ex-presidente da OAB Nacional; vice-presidente da OAB/RS, Jorge Luiz Dias Fara.
A juíza do Trabalho da Comarca de Bagé, Marcele da Cruz Lanot Antoniazzi, também foi uma as homenageadas da noite e celebrada por sua contribuição à Urcamp e ao curso de Direito. “Fiquei muito feliz com esta homenagem, e, confesso, surpresa também. Mas com certeza é reconhecimento daquilo que a gente faz com amor. Quando recebemos os alunos do Direito nas salas de audiência é uma preparação para o mercado de trabalho. O papel mais importante que a universidade pode permitir é esse contato com o Judiciário, pois a teoria é muito importante, mas aplicar isso no dia a dia é uma coisa que o aluno deve ter”, apontou.
Presidente da subseção de Bagé da OAB, Marcelo Marinho, egresso da turma formada em 1995, fez questão de ressaltar a relevância e o impacto não só do curso de Direito, mas da Urcamp, de forma geral, para a região. “Mais de mil profissionais inscritos na Ordem, que exercem a profissão aqui, saíram dos bancos acadêmicos da Urcamp. Ótimos profissionais. A instituição tem um grande significado não apenas para a comunidade jurídica, mas é importante, também, para crescimento e desenvolvimento da região”, ponderou.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br