MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Educação Patrimonial entra em pauta na 22ª Feira do Livro

Publicada em 09/11/2019
Educação Patrimonial entra em pauta na 22ª Feira do Livro | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Memorial do Patrono está disponível para visitação

A palestra ministrada pela historiadora Clarisse Ismério aos estudantes do 6º ano do Colégio Franciscano Espírito Santo, em junho deste ano, culminou com a apresentação de trabalhos com a temática de educação patrimonial na 22ª edição da Feira do Livro. Na manhã de sexta-feira, estudantes apresentaram o resultado de algumas das pesquisas fomentadas a partir da palestra no espaço de exposição do evento.

Professora de História da escola, Heloísa Luiz, explica que, desde o início deste ano letivo, desenvolve com os estudantes do 6º ano um projeto de educação patrimonial chamado “CFES – Passeio pela arquitetura histórica de Bagé”. Em junho, convidou Clarisse, que desenvolve pesquisas com esta temática, para palestrar aos alunos. E daquele encontro nasceram os projetos de pesquisa, organizados em cinco turmas da mesma série.

Cada um dos grupos escolheu um prédio para pesquisar. Para a apresentação na Feira, foram selecionados 10 trabalhos contando a história de prédios como a Catedral de São Sebastião, Museu Dom Diogo de Souza, Casa de Cultura Pedro Wayne, Centro Histórico Vila de Santa Thereza, Instituto Municipal de Belas Artes e Coreto, além do cemitério da Santa Casa de Caridade e o prédio próprio da escola Espírito Santo. “Antes do projeto, conhecia alguma coisa, mas soubemos dos detalhes a partir da pesquisa mais profunda”, explica a estudante Ana Laura Dias Dutra. A colega Laura Nunes Pereira Suñe complementa: “Aprendemos muito sobre a história de Bagé a partir da história dos prédios”.

Os pais de Laura, Luciane e Narciso Suñe, acompanharam, orgulhosos, a apresentação da filha: “O projeto é muito bom porque a criançada aprende, desde cedo, a conhecer e valorizar o patrimônio”, destaca o pai. Já a mãe, professora universitária, apontou que o projeto difunde conteúdos geralmente abordados de forma mais aprofundada no ensino superior: “Muitas vezes, as pesquisas ficam restritas à graduação e não são difundidas para a comunidade. Mas o projeto foi super acessível para as crianças, elas apresentaram realmente entendendo do que estavam falando”, aponta.

Autora do livro “Pequenos Detalhes de Bagé”, que deu suporte à pesquisa, a coordenadora do curso de História da Urcamp, Clarisse Ismério, comemorou o resultado do incentivo dado aos estudantes no projeto: “Chega um momento que precisamos mostrar o trabalho que desenvolvemos, que ele sai do ambiente acadêmico”, diz. Também apresentaram trabalho Isadora Bastos dos Santos, Eduarda Fernandes, Mariah Colares, Erika Miuke de Valério, Ramiro Nicoloso, Nicolas Castelo, Letícia Jacinto e Ana Luiza Blanco.

Homenagem ao patrono

A Urcamp, através do Museu Dom Diogo de Souza, montou um memorial sobre a vida do patrono desta edição, João Bosco Abero, falecido no dia 31 de outubro. O material, disponibilizado no Espaço do Patrono, é composto por seis painéis que relembram, através de fotos e escritos, diversas passagens da vida do escritor como em família, na política e no meio cultural.

Sábado de lançamentos

O livro “A grama era verde”, do professor do Curso de Direito da Urcamp e colunista do Jornal Minuano, João L. Roschildt, estará à disposição na seção de relançamentos na 22ª Feira do Livro de Bagé, neste sábado, das 19h30min às 21h. A obra reúne textos sobre educação, política, decadência cultural e outros temas importantes para as reflexões sobre a contemporaneidade e já vendeu mais de 200 exemplares desde seu lançamento.

Além dele, também relançam obras os autores Fernando Risch, Chico Botelho, Cristiano Barbosa, além do lançamento dos livros “Aventuras do Gostosão”, dos Supermercados Nicolini, além de Severino Rudes Moreira.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br