MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Com Cavalos de Cronos, Chico Botelho conquista Prêmio Minuano de Literatura

Publicada em 12/11/2019
Com Cavalos de Cronos, Chico Botelho conquista Prêmio Minuano de Literatura | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Autor já havia conquistado, em 2019, o título de Livro do Ano no Açorianos

por Cristiane Ramires e Victória Ferreira
Acadêmicas de Jornalismo da Urcamp

A entrega do Prêmio Minuano de Literatura 2019, realizada semana passada, na Sala de Música do Multipalco Theatro São Pedro, em Porto Alegre, pelo Instituto Estadual do Livro e pelo Instituto de Letras da Ufrgs, destacou o trabalho do bajeense José Francisco Botelho, que acabou sagrando-se vencedor na categoria Conto, pela obra Cavalos de Cronos.
Conhecido popularmente como Chico Botelho, o premiado é escritor, tradutor e jornalista, nascido e criado em Bagé. Com este, o livro já conquistou três premiações somente em 2019, sendo as outras duas o Açorianos de Melhor Livro de Contos e o Açorianos de Livro do Ano. A honraria recente tem o intuito de reconhecer a produção literária gaúcha, contribuindo para sua divulgação e para o incentivo à leitura e à produção escrita.
De acordo com Botelho, eram 40 livros de contos concorrendo na categoria e os outros finalistas eram "extremamente talentosos". O autor afirmou que a terceira premiação da obra foi consagrada a entes queridos. "Dediquei o Prêmio Minuano aos meus amigos mortos, Robson Pandolfi e João Bosco Abeiro (patrono da Feira do Livro de Bagé de 2019)", conta.
Botelho também destacou a importância do novo Prêmio Minuano, que está em sua segunda edição. "É um prêmio muito importante que, já pelo nome, expressa a alma gaúcha, uma iniciativa do IEL (Instituto Estadual do Livro) que tende a se tornar cada vez mais relevante em nosso panorama cultural", avalia.

Sinopse
Em Cavalos de Cronos, Botelho compõe narrativas que fluem como um líquido, mas sempre através de escolhas verbais sólidas, precisas. Ao mundo concreto se superpõe uma cartografia virtual cujos topônimos têm ressonância de presságio e fábula. As narrativas, em prosa e em verso, se expandem num território de crescente estranheza, em pesadelos de indivíduos crepusculares às voltas com o absurdo, ou nos mistérios ancestrais escondidos na montanha ou no labirinto cego da planura.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br