MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Funcionários do Caminho da Luz paralisam atividades hoje

Publicada em 12/11/2019

Os funcionários do Caminho da Luz decidiram por paralisar os atendimentos e as atividades nesta terça-feira. A manifestação ocorre devido ao atraso de salários na instituição. A maioria dos profissionais que atuam na entidade está com três meses de atraso na folha. "Há colegas que estão utilizando os poucos recursos que tem para custear o transporte. Outros, com dificuldade até para manter suas despesas básicas", enfatiza a gerente administrativa do Caminho da Luz, Patrícia Britto. Ela, juntamente com as colegas Lígia Gomes, Mauren Marques, Alexandra Freitas e Regina Machado formaram uma comissão em nome dos funcionários e informaram a decisão ao presidente do Caminho da Luz, Ruibar Freitas, na manhã de ontem.
O grupo destaca que sabe do esforço da direção em tentar buscar junto à Prefeitura os valores referentes aos convênios, mas ressalta que não tem mais como suportar essa situação. A instituição está sem receber recursos da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso há oito meses. Não há repasse de valores por parte da Secretaria de Educação e Formação Profissional há seis meses. O atraso no repasse via Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência completou dois meses. O total de recursos não repassados pelo Município ultrapassa R$ 435 mil. Os dados são até outubro de 2019.  
A instituição presta cerca de 2,5 mil atendimentos mensais relativos aos convênios com o Município (na parte clínica, áreas de Saúde e Educação, e dos grupos de convivência, na Assistência Social). Isso corresponde a mais de 74% dos atendimentos prestados pela instituição como um todo nas respectivas áreas. "Se não é o apoio da população, em iniciativas como o Pedágio Farroupilha, doações, o próprio Jantar Luz, realizado no final de semana, a situação seria ainda pior", reforça Patrícia, ao mencionar que muitos funcionários tiraram empréstimos pessoais para tentar amenizar a situação, mas a falta de recursos está impedindo a renovação de empréstimos.
"Chegamos a uma situação desesperadora. Estamos buscando uma audiência com o prefeito Manoel Machado para buscarmos uma solução imediata. Já fomos informados que se até o final da próxima semana (dia 22) não tivermos uma solução, os atendimentos serão interrompidos a partir do dia 25 por tempo indeterminado", ressalta o presidente do Caminho da Luz, Ruibar Freitas.
Os funcionários destacam, contudo, que optaram por retomar as atividades na quarta e quinta-feira. Os atendimentos não serão feitos pelos turnos manhã e tarde, sendo que poderá ocorrer uma caminhada pela Avenida Sete de Setembro em direção à Prefeitura para um ato público de mobilização. A concentração será a partir das 13h30min, na instituição. Os pais dos assistidos estão sendo informados sobre a suspensão dos atendimentos nesta terça-feira.

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br